meu dia em oração
Pai, dá-nos força e coragem para nos colocarmos a serviço dos irmãos
Durante esta semana estaremos revendo o Eclesiástico. Este livro fala de um Deus que tem Poder Universal, mas que desperta o seu furor e derrama ira para destruir o adversário e abater o inimigo de Israel. Essa era a visão da sua época – visão que foi ultrapassada e purificada e por Jesus de Nazaré.
1ª Leitura
Tem Compaixão e olha por nós, Senhor, Deus do universo. Infunde o teu temor em todas as nações. Levanta a tua mão contra as nações estrangeiras, para que elas vejam o teu Poder. Renova os sinais e realiza outros prodígios. Glorifica a tua mão e o teu braço direito. Desperta o teu furor e derrama a tua ira, para destruir o adversário e abater o inimigo. Enche Sião com o relato das tuas maravilhas, e o teu povo com a tua glória. Dá testemunho diante das tuas criaturas, que existem desde o princípio, e cumpre as profecias feitas em teu Nome. Recompensa aqueles que esperam em Ti, e que os teus Profetas sejam dignos de crédito. Senhor, ouve a oração dos teus servos, segundo a bênção de Aarão sobre o teu povo. E todos os que habitam a terra reconheçam que Tu és o Senhor, o Deus dos Séculos. O estômago consome todo tipo de alimento, mas um alimento é melhor do que outro. O paladar distingue o gosto da caça, e a mente sábia discerne as palavras mentirosas. (Eclo 36,1-2a.5-6.13-19)
Salmo ou Hino
Não recordes contra nós as faltas de nossos antepassados. Socorre-nos, ó Deus, pela honra do teu Nome! Liberta e perdoa os nossos pecados! Chegue à tua Presença o gemido do cativo: com teu braço poderoso salva os condenados à morte, Quanto a nós, ovelhas do teu rebanho, nós Te celebramos para sempre, e vamos proclamar o teu Louvor! (Sl 79,8-9.11.13)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus e os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a lhes dizer o que estava para acontecer com Ele: «Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles O condenarão à morte e O entregarão aos pagãos. Vão caçoar dele, cuspir nele, vão torturá-Lo e matá-Lo. E depois de três dias Ele ressuscitará.» Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e Lhe disseram: «Mestre, queremos que faças por nós o que vamos te pedir.» Jesus perguntou: «O que vocês querem que Eu lhes conceda?» Eles responderam: «Quando estiveres na Glória, deixa-nos sentar um à tua Direita e outro à tua Esquerda.» Jesus então lhes disse: «Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que Eu vou beber? Podem ser batizados com o batismo com que Eu vou ser batizado?» Eles responderam: «Podemos.» Jesus então lhes disse: «Vocês vão beber o cálice que Eu vou beber, e vão ser batizados com o batismo com que Eu vou ser batizado. Mas não depende de Mim conceder o lugar à minha Direita ou Esquerda. É Deus quem dará esses lugares àqueles, para os quais Ele preparou.» Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar com raiva de Tiago e João. Jesus chamou-os e disse: «Vocês sabem: aqueles que se dizem governadores das nações têm poder sobre elas, e os seus dirigentes têm autoridade sobre elas. Mas, entre vocês não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês, e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se o servo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua Vida como resgate em favor de muitos.» (Mc 10,32-45)
Vivendo a Palavra
Os textos de hoje mostram os caminhos que nos conduzem à mudança de mentalidade: de um deus que aparece na leitura do Eclesiástico – poderoso, mas irado contra o inimigo –, para um Deus que se fez humano em Jesus de Nazaré: manso e humilde de coração, Ele veio para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos. Este, sim, é o nosso Deus!
Oração Final
Pai misericordioso, contigo está a Fonte da Vida, o Manancial do Amor! Dá-nos sabedoria, generosidade, força e coragem para nos colocarmos a serviço dos irmãos, sem discriminações e sem preferências, vivendo a fraternidade e a misericórdia, sempre seguindo o Caminho do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.