meu dia em oração
Pai, dá-nos coragem para assumir a liberdade oferecida por Jesus
Ainda sob o infeliz reinado de Saul, o profeta Samuel unge Davi, filho de Jessé, como movo Rei de Israel. O critério não seria a aparência física, mas a indicação do Senhor. O texto diz que desse dia em diante, o Espírito de Deus permaneceu sobre Davi.
1ª Leitura
O Senhor disse a Samuel: «Até quando você vai ficar lamentando Saul? Fui Eu mesmo que o rejeitei como rei de Israel. Encha a vasilha de óleo. Ordeno que você vá ter com a família de Jessé, o belemita, porque eu escolhi um rei entre os filhos dele». Samuel replicou: «Como posso ir? Saul me matará, se ficar sabendo!» O Senhor, porém, disse: «Leve um bezerro, e diga que foi fazer um sacrifício para o Senhor. Convide Jessé para o sacrifício e Eu mostrarei o que você deverá fazer; você ungirá para Mim aquele que Eu apontar». Samuel fez o que o Senhor mandou. Quando chegou a Belém, os anciãos da cidade foram ansiosos ao seu encontro, e perguntaram: «Você está vindo em missão de paz?» Samuel respondeu: «Sim. Eu vim para oferecer um sacrifício ao Senhor. Purifiquem-se e venham comigo para o sacrifício». Samuel purificou Jessé e seus filhos e os convidou para o sacrifício. Quando chegou, Samuel viu Eliab e pensou: «Certamente é esse que Senhor quer ungir!» O Senhor, porém, disse a Samuel: «Não se impressione com a aparência ou estatura dele. Não é esse que Eu quero, porque Deus não vê como o homem, porque o homem olha as aparências, e o Senhor olha o coração». Jessé chamou Abinadab e o apresentou a Samuel. E Samuel disse: «Também não foi esse que o Senhor escolheu». Jessé apresentou Sama, mas Samuel disse: «Também não foi esse que o Senhor escolheu». Jessé apresentou a Samuel sete dos seus filhos. E Samuel respondeu: «Não foi nenhum desses que o Senhor escolheu». Então Samuel perguntou a Jessé: «Estão aqui todos os seus filhos?» Jessé respondeu: «Falta o menor. Ele está tomando conta do rebanho». Então Samuel disse a Jessé: «Mande buscá-lo, porque não nos sentaremos à mesa enquanto ele não chegar». Jessé mandou chamá-lo e o fez entrar: era ruivo, seus olhos eram belos, e tinha boa aparência. E o Senhor disse: «Levante-se e unja o rapaz, porque é esse». Samuel pegou a vasilha de óleo e ungiu o rapaz na presença dos irmãos. Desse dia em diante, o espírito do Senhor permaneceu sobre Davi. Depois Samuel voltou para Ramá. (1Sm 16,1-13)
Salmo ou Hino
Outrora falaste numa visão aos teus fiéis: «Prestei auxílio a um bravo, exaltei um eleito dentre o povo: encontrei o meu servo Davi, e o ungi com meu óleo santo, para que minha mão esteja sempre com ele, e meu braço o torne valoroso. Ele me invocará: ‘Tu és o meu Pai, o meu Deus e o meu Rochedo!’ E Eu o tornarei meu primogênito sobre os reis da terra. (Sl 89,20-22.27-28)
Evangelho do dia
Num dia de sábado, Jesus estava passando por uns campos de trigo. Os discípulos iam abrindo caminho, e arrancando as espigas. Então os fariseus perguntaram a Jesus: «Vê: por que os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido em dia de sábado?» Jesus perguntou aos fariseus: «Vocês nunca leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam passando necessidade e sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu dos pães oferecidos a Deus e os deu também para os seus companheiros. No entanto só os sacerdotes podem comer desses pães.» E Jesus acrescentou: «O sábado foi feito para servir ao homem, e não o homem para servir ao sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor até mesmo do sábado.» (Mc 2,23-28)
Vivendo a Palavra
Marcos mostra o contraste entre a leveza da religião vivida e proposta por Jesus e a rigidez dos preceitos da Lei imposta pelas autoridades. Ainda hoje não poucos desejam manter este mesmo contraste, esquecendo-se de que o Amor ensinado pelo Mestre é a síntese da Nova Lei – e não, as proibições…
Oração Final
Pai Santo, dá-nos coragem para assumir a liberdade que nos é oferecida por Jesus de Nazaré, construindo uma comunidade baseada na amizade fraterna e no cuidado com os irmãos mais fragilizados pela pobreza, pela doença e pela discriminação dos homens. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.