meu dia em oração
Pai, dá-nos coragem e sabedoria para anunciar o seu Reino de Amor
O apóstolo Paulo, falando aos coríntios (e também a nós, hoje!), faz o elogio da “loucura do Amor” e nos ensina a desprezar qualquer pretensão que possamos cultivar por sermos sábios e entendidos nas coisas do mundo, e a nos tornarmos crianças para herdar o Reino do Pai Misericordioso.
1ª Leitura
Ninguém se iluda. Se alguém de vocês pensa que é sábio segundo os critérios deste mundo, torne-se louco para chegar a ser sábio; pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. De fato, a Escritura diz: «Deus apanha os sábios na própria esperteza deles.» E ainda: «O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, e Ele sabe que são um sopro.» Portanto, ninguém coloque seu orgulho nos homens, pois tudo pertence a vocês: Paulo, Apolo, Pedro, o mundo, a vida, a morte, as coisas presentes e as futuras. Tudo é de vocês; mas vocês são de Cristo e Cristo é de Deus. (1Cor 3,18-23)
Salmo ou Hino
Ao Senhor pertence a terra e tudo o que ela contém Quem pode subir à Montanha do Senhor? Quem pode estar no seu Lugar Santo? Aquele que tem mãos inocentes e coração puro, que não confia nos ídolos, nem faz juramento para enganar. Esse receberá a bênção do Senhor e do seu Deus salvador receberá a Justiça. Quem é esse Rei da glória? É o Senhor, o Herói valoroso! Portas, levantem seus frontões; elevem-se, portais antigos, pois vai entrar o Rei da glória! Quem é esse Rei da glória? – É o Senhor dos Exércitos! Ele é o Rei da glória! (Sl 24,1-6)
Evangelho do dia
Certo dia, Jesus estava na margem do lago de Genesaré. A multidão se apertava ao seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago; os pescadores haviam desembarcado, e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Avance para águas mais profundas, e lancem as redes para a pesca.» Simão respondeu: «Mestre, tentamos a noite inteira, e não pescamos nada. Mas, em atenção à tua Palavra, vou lançar as redes.» Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se arrebentavam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que fossem ajudá-los. Eles foram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. Ao ver isso, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: «Senhor, afasta-Te de mim, porque sou um pecador!» É que o espanto tinha tomado conta de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Mas Jesus disse a Simão: «Não tenha medo! De hoje em diante você será pescador de homens.» Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo, e seguiram a Jesus. (Lc 5,1-11)
Vivendo a Palavra
Duas maneiras diferentes de executar o mesmo trabalho: cumprindo uma rotina ou motivado por um ideal. Pescadores experientes trabalharam em vão toda a noite. Mas, com a motivação nova – a ordem dada por Jesus: “Avancem para águas mais profundas” – aconteceu o resultado surpreendente. Devemos definir qual é a motivação da nossa vida missionária: vermos reconhecidos nossos méritos, ou trabalharmos com desapego – gratuitamente! – cumprindo o mandato do Senhor?
Oração Final
Pai que tanto amamos, nosso desejo primeiro é seguir a Jesus de Nazaré, que passou pelo mundo fazendo o Bem a todos. Ensina-nos o Caminho para as águas mais profundas. Dá-nos coragem para abandonar a rotina do mero cumprimento de obrigações, para nos lançarmos na maravilhosa aventura do anuncio da chegada em nós do teu Reino de Amor. Pelo mesmo Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão, e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.