meu dia em oração
Pai, dá-nos confiança e coragem para viver os seus ensinamentos
Em nossa Liturgia desta semana ainda ecoam os acordes da Festa de Cristo – Rei do Universo, mas já nos preparamos para a celebração do Advento do Senhor. O fim dos tempos e a Encarnação do Verbo se sobrepõem para um apelo em altos brados: Vigiemos e oremos!
1ª Leitura
Depois disso olhei: havia uma nuvem branca, e sobre a nuvem alguém estava sentado. Parecia um Filho de Homem. Tinha na cabeça uma coroa de ouro, e nas mãos uma foice afiada. Nessa hora, outro Anjo saiu do Templo, gritando em alta voz para aquele que estava sentado na nuvem: «Lance sua foice e ceife. Chegou a hora da colheita, pois a lavoura da terra está madura.» Aquele que estava sentado na nuvem lançou a foice na terra, e a terra foi ceifada. Nessa hora, saiu do Templo do Céu outro Anjo. Também ele tinha nas mãos uma foice afiada. Do altar saiu outro Anjo, o Anjo que tem poder sobre o fogo. Ele gritou em alta voz para o outro que segurava a foice afiada: «Lance a foice e colha os cachos da videira da terra, porque as uvas já estão maduras.» O Anjo lançou a foice afiada na terra e colheu as uvas da videira da terra. Depois despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus. (Ap 14,14-19)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo! Proclamem sua vitória, anunciem sua glória por entre as nações! Porque o Senhor é grande e digno de louvor! Majestade e esplendor O precedem, poder e beleza estão em seu Templo. Digam às nações: O Senhor é Rei! Ele governa os povos com retidão. Que o campo festeje e as árvores da selva gritem de alegria diante do Senhor, pois Ele vem para governar a terra com justiça, e as nações com fidelidade. (Sl 96,10-13)
Evangelho do dia
Naquele tempo, algumas pessoas comentavam sobre o Templo, enfeitado com pedras bonitas e com coisas dadas em promessa. Então Jesus disse: «Vocês estão admirando essas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.» Eles perguntaram: «Mestre, quando vai acontecer isso? Qual será o sinal de que essas coisas estarão para acontecer?» Jesus respondeu: «Cuidado para que vocês não sejam enganados, porque muitos virão em meu Nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo já chegou’. Não sigam essa gente. Quando vocês ouvirem falar de guerras e revoluções, não fiquem apavorados. Primeiro essas coisas devem acontecer, mas não será logo o fim.» E Jesus continuou: «Uma nação lutará contra outra, um reino contra outro reino. Haverá grandes terremotos, fome e pestes em vários lugares. Vão acontecer coisas pavorosas e grandes sinais vindos do céu.» (Lc 21,5-11)
Vivendo a Palavra
A salutar advertência de Jesus contra os falsos profetas continua oportuna para nós, Igreja destes sofridos e conturbados dias iniciais do terceiro milênio. Peçamos o dom do discernimento para acolher – e, quem sabe, nós mesmos nos torarmos – verdadeiros profetas, aqueles que ouvem a Deus, vivem o Amor, anunciam o Reino do Céu com brandura, e denunciam o anti-Reino com coragem e sem ódio.
Oração Final
Pai que és todo misericordioso, dá-nos confiança e coragem para viver o ensinamento: ‘a cada dia basta o seu cuidado!’. Sempre atentos e presentes de maneira eficaz no aqui-e-agora da nossa caminhada, nós entregamos em tuas mãos onipotentes e misericordiosas as nossas lutas passadas e cuidados com o futuro. Por Jesus, o Cristo teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.