meu dia em oração
Pai, dá-nos a leveza e a alegria de sermos guiados pelo teu Espírito
O apóstolo Paulo ensina aos gálatas a reconhecer, pelos frutos que produzem, os discípulos que são conduzidos pelo Espírito e aqueles que apenas seguem a letra da Lei. Os frutos do Espírito são Amor, Alegria, Paz, Paciência, Bondade, Benevolência, Fé, Mansidão e o pleno Domínio de si.
1ª Leitura
Mas, se forem conduzidos pelo Espírito, vocês não estarão mais submetidos à Lei. Além disso, as obras dos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes. Repito o que já disse: os que fazem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si. Contra essas coisas não existe Lei. Os que pertencem a Cristo crucificaram os instintos egoístas junto com suas paixões e desejos. Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito. (Gl 5,18-25)
Salmo ou Hino
Feliz o homem que não vai ao conselho dos injustos, não para no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores. Pelo contrário: seu prazer está na Lei do Senhor, e medita sua Lei, dia e noite. Ele é como árvore plantada junto d’água corrente: dá fruto no tempo devido, e suas folhas nunca murcham. Tudo o que ele faz é bem sucedido. Não são assim os injustos! Não são assim! Pelo contrário: são como palha que o vento arrebata… Por isso os injustos não ficarão de pé no Julgamento, nem os pecadores na assembleia dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, enquanto o caminho dos injustos perece. (Sl 1,1-4.6)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus falava assim ao seu povo: «Mas, ai de vocês, fariseus, porque vocês pagam o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixam de lado a Justiça e o Amor de Deus. Vocês deveriam praticar isso, sem deixar de lado aquilo. Ai de vocês, fariseus, porque gostam do lugar de honra nas sinagogas, e de serem cumprimentados em praças públicas. Ai de vocês, porque são como túmulos que não se veem, e os homens pisam sobre eles sem saber.» Um especialista em leis tomou a palavra, e disse: «Mestre, falando assim insultas também a nós!» Jesus respondeu: «Ai de vocês também, especialistas em leis! Porque vocês impõem sobre os homens cargas insuportáveis, e vocês mesmos não tocam essas cargas nem com um só dedo.» (Lc 11,42-46)
Vivendo a Palavra
Jesus apresenta o Vinho Novo que oferece aos irmãos: o Evangelho, a Boa Notícia do Reino de Deus. Reino que já está dentro de nós, mas ainda por ser conquistado. Os odres dos fariseus e escribas eram velhos, incapazes de se abrir para receber a novidade surpreendente da Graça – o Deus que se fez Homem e armou sua tenda no meio da humanidade. Hoje, entre nós, tem sido diferente?
Oração Final
Pai, que és fonte de Luz e de Amor, liberta-nos das certezas enganosas que somos tentados a buscar no estrito cumprimento de normas e obrigações. Dá-nos a leveza e a alegria de sermos orientados pelo teu Espírito, enquanto caminhamos livre e amorosamente seguindo a Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.