meu dia em oração
Feliz quem espera no Senhor, nosso Deus
O texto do Livro dos Atos que ouvimos hoje deve ser acolhido com carinho: trata do encontro de Saulo, o perseguidor, com Jesus Cristo, a quem perseguia, na pessoa dos seus discípulos. Encontro vital que transformou Saulo, fariseu radical, no Apóstolo dos Gentios e Pilar da Igreja que nascia: Paulo de Tarso.
1ª Leitura
Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao sumo sacerdote, e lhe pediu cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém todos os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma Luz que vinha do Céu. Caiu por terra, e ouviu uma Voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo, por que você Me persegue?» Saulo perguntou: «Quem és Tu, Senhor?» A voz respondeu: «Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo. Agora, levante-se, entre na cidade, e aí dirão o que você deve fazer.» Os homens que acompanhavam Saulo ficaram cheios de espanto, porque ouviam a Voz, mas não viam ninguém. Saulo se levantou do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então o pegaram pela mão e o levaram para Damasco. E Saulo ficou três dias sem poder ver, e não comeu nem bebeu nada. Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: «Ananias!» E Ananias respondeu: «Aqui estou, Senhor!» E o Senhor disse: «Prepare-se, e vá até a rua que se chama Rua Direita e procure, na casa de Judas, um homem chamado Saulo, apelidado Saulo de Tarso. Ele está rezando e acaba de ter uma visão. De fato, ele viu um homem chamado Ananias impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista.» Ananias respondeu: «Senhor, já ouvi muita gente falar desse homem e do mal que ele fez aos teus fiéis em Jerusalém. E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, que recebeu dos chefes dos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu Nome.» Mas o Senhor disse a Ananias: «Vá, porque esse homem é um instrumento que Eu escolhi para anunciar o meu Nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. Eu vou mostrar a Saulo quanto ele deve sofrer por causa do meu Nome.» Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: «Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que lhe apareceu quando você vinha pelo caminho, mandou-me aqui para que você recupere a vista e fique cheio do Espírito Santo.» Imediatamente caiu dos olhos de Saulo alguma coisa parecida com escamas, e ele recuperou a vista. Em seguida Saulo se levantou e foi batizado. Logo depois comeu e ficou forte como antes. Saulo passou então alguns dias com os discípulos em Damasco. E logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus. (At 9,1-20)
Salmo ou Hino
Louvem ao Senhor, nações todas, e O glorifiquem todos os povos! Pois o seu Amor por nós é firme, e sua Fidelidade é para sempre! Aleluia! Então Jesus lhes disse: «Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. (Sl 117,1-2; Mc 16,15)
Evangelho do dia
Jesus anunciara às multidões: Eu Sou o Pão da Vida. As autoridades dos judeus começaram a discutir entre si: «Como pode esse Homem dar-nos a sua Carne para comer?» Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: se vocês não comerem a Carne do Filho do Homem e não beberem o seu Sangue, não terão a Vida em vocês. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a Vida Eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha Carne é verdadeira Comida e o meu Sangue é verdadeira Bebida. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue vive em Mim e Eu vivo nele. E como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, assim, aquele que Me receber como alimento viverá por Mim. Este é o Pão que desceu do Céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste Pão viverá para sempre.» Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum. (Jo 6,52-59)
Vivendo a Palavra
Os judeus ainda não podiam compreender as palavras de Jesus, que lhes anunciava o Sacramento Eucarístico. Eles estavam acostumados a outro tipo de linguagem e não desejavam se abrir ao Novo trazido pelo Mestre. Entendiam o ‘comer a carne’ no seu sentido literal, incapazes de compreender que Jesus quer que recebamos o seu Espírito e nos ‘tornemos um’ com Ele, para a Glória do Pai e o bem dos irmãos.
Oração Final
Pai da Luz, feliz quem espera no Senhor, nosso Deus! Envia sobre a Igreja o teu Espírito e nos dá sabedoria e humildade para mergulhar no Mistério da tua Presença Paterna em nós, nesta caminhada que fazemos para retornar ao Lar – a tua Morada Santa – na companhia dos irmãos e seguindo a Jesus Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão Maior – Ele, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.