meu dia em oração
Pai Santo, conserva o nosso coração pronto para acolher o teu Amor
No contexto em que exalta o comportamento solidário da comunidade – ‘a multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma’ – o Livro dos Atos dos Apóstolos cita o gesto generoso de Barnabé, como exemplo para o seguimento fiel do Caminho de Jesus. São atos não apenas para serem admirados, mas para serem repetidos por todos…
1ª Leitura
A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava propriedade particular as coisas que possuía, mas tudo era posto em comum entre eles. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E todos eles gozavam de grande aceitação. Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o colocavam aos pés dos apóstolos; depois, ele era distribuído a cada um conforme a sua necessidade. Foi assim que procedeu José, levita nascido em Chipre, apelidado pelos apóstolos com o nome de Barnabé, que significa «filho da exortação». Ele vendeu o campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos. (At 4,32-37)
Salmo ou Hino
O Senhor é Rei. Vestido de majestade, o Senhor está envolto em poder: o mundo está firme e jamais tremerá. Teu trono está firme desde a origem, e desde sempre Tu existes. Teus testemunhos são firmes de fato, a santidade é o adorno de tua Casa, por dias sem fim, ó Senhor! Aleluia, Aleluia, Aleluia! (Sl 93,1-2.5)
Evangelho do dia
Jesus continuou falando a Nicodemos: «Não se espante se Eu digo que é preciso vocês nascerem do alto. O vento sopra onde quer, você ouve o barulho, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai. Acontece a mesma coisa com quem nasceu do Espírito.» Nicodemos perguntou: «Como é que isso pode acontecer?» Jesus respondeu: «Você é o mestre em Israel e não sabe essas coisas? Eu garanto a você: nós falamos aquilo que sabemos, e damos testemunho daquilo que vimos, mas, apesar disso, vocês não aceitam o nosso testemunho. Se vocês não acreditam quando eu falo sobre as coisas da terra, como poderão acreditar quando eu lhes falar das coisas do Céu? Ninguém subiu ao Céu, a não ser aquele que desceu do Céu: o Filho do Homem. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a Vida eterna.» (Jo 3,7b-15)
Vivendo a Palavra
Nicodemos se surpreende com a proposta de Jesus: depois de ter vivido muitos anos na religião institucionalizada, praticando aquilo que todos julgavam ser ‘a sabedoria’ da Lei Mosaica, Nicodemos é convidado a desprender-se de suas seguranças, abandonar suas certezas e ‘nascer de novo’. Deus não é objeto de conquista racional, para satisfazer a objetivos humanos. Ele se deixa conquistar pelos humildes, pelos simples.
Oração Final
Pai Santo, mantém aberto e atento nosso espírito para perceber a tua Presença em nós e na nossa história, sempre de forma surpreendente; e conserva o nosso coração pronto para acolher com gratidão teu Amor de Pai que também é Mãe de todos os filhos que geraste. Por Jesus, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.