meu dia em oração
Pai amado, Tu és a nossa Fonte de Luz e de Paz
A Carta lembra aos hebreus que o Senhor está com eles e, por isso, nada devem temer. Que vivam em paz, perseverantes no Amor Fraterno e na Justiça, respeitando a Lei, confiando no Senhor e seguindo o exemplo dos que lhes anunciaram a Palavra de Deus. Jesus Cristo é o mesmo: ontem, hoje e sempre.
1ª Leitura
Perseverem no Amor fraterno. Não se esqueçam da hospitalidade, pois algumas pessoas, graças a ela, sem saber acolheram Anjos. Lembrem-se dos presos, como se vocês estivessem na prisão com eles. Lembrem-se dos que são torturados, pois vocês também têm um corpo. Que todos respeitem o matrimônio e não desonrem o leito nupcial, pois Deus julgará os libertinos e adúlteros. Que a conduta de vocês não seja inspirada pelo amor ao dinheiro. Cada um esteja satisfeito com o que tem, pois Deus disse: «Eu nunca deixarei você, nunca o abandonarei.» Assim, podemos dizer com ânimo: «O Senhor está comigo, eu não temo. O que é que me poderá fazer um homem?» Lembrem-se dos dirigentes que ensinaram a vocês a Palavra de Deus. Imitem a fé que eles tinham, tendo presente como eles morreram. Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje, e será sempre o mesmo. (Hb 13,1-8)
Salmo ou Hino
O Senhor é minha Luz e Salvação: de quem terei medo? Que um exército acampe contra mim! Meu coração não tremerá! Pois Ele me oculta na sua Cabana, no dia da infelicidade; Ele me esconde no segredo de sua Tenda. É tua Face que eu procuro, Senhor. Não me escondas a tua Face. Não afastes teu servo com ira, pois Tu és o meu socorro! Não me abandones, meu Deus! (Sl 27,1.3.5.8b-9c)
Evangelho do dia
Naqueles dias, o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo Nome tinha-Se tornado famoso. Alguns diziam: «João Batista ressuscitou dos mortos. É por isso que os poderes agem nesse Homem.» Outros diziam: «É Elias.» Outros diziam ainda: «É um Profeta como os Profetas antigos.» Ouvindo essas coisas, Herodes disse: «Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!» De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, com quem tinha casado, apesar de ser ela a mulher do seu irmão Filipe. João dizia a Herodes: «Não é permitido você se casar com a mulher do seu irmão.» Por isso, Herodíades ficou com raiva de João e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. Finalmente chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes. E ele fez um banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: «Peça o que quiser e eu darei a você.» E jurou: «Juro que darei qualquer coisa que você me pedir, mesmo que seja a metade do meu reino.» A moça saiu e perguntou à mãe: «O que vou pedir?» A mãe respondeu: «A cabeça de João Batista.» A moça correu para a sala e pediu ao rei: «Quero que me dê agora, num prato, a cabeça de João Batista.» O rei ficou muito triste. Mas não pôde recusar, pois tinha feito o juramento na frente dos convidados. Imediatamente o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, foi à prisão e cortou a cabeça de João. Depois levou a cabeça num prato, deu à moça, e essa a entregou à sua mãe. Ao saber disso, os discípulos de João foram, levaram o cadáver e o sepultaram. (Mc 6,14-29)
Vivendo a Palavra
O orgulho de mostrar-se poderoso frente aos convidados levara Herodes a matar João Batista. Seu pecado fazia dele um ser angustiado, que queria ver Jesus, sobre quem todos falavam. História afora muitos têm o mesmo desejo: ver Jesus. Nós fazemos parte deste grupo? Qual é o nosso objetivo de vida? Nós nos esforçamos para chegar perto de Jesus para satisfazer a curiosidade, ou para segui-Lo como nosso Mestre?
Oração Final
Pai amantíssimo, Tu és a nossa Fonte de Luz e de Paz. Que a leitura do Evangelho que procuramos fazer não se justifique pelo aumento de nossa cultura ou pela busca de conhecimentos estéreis, mas que seja uma tentativa sincera de nos aproximarmos de Jesus de Nazaré, ouvirmos o que Ele nos diz, e de segui-Lo pelos caminhos da vida fazendo o Bem a todos os companheiros peregrinos. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.