meu dia em oração
Pai amado, guarda-nos, pois em Ti nos refugiamos
Na leitura, o Livro do Êxodo apresenta o grande dilema dos filhos de Israel na sua fuga do cativeiro egípcio: em frente, o mar; na retaguarda, a persegui-los, as temíveis tropas do faraó. Quais eram as alternativas que se apresentavam? Entregar-se? Lutar? Voltar? O medo se apoderou de todos, mas Moisés revelou-lhes que o Senhor está sempre presente e lhes pediu que confiassem.
1ª Leitura
Quando comunicaram ao rei do Egito que o povo tinha fugido, o Faraó e seus ministros mudaram de opinião sobre o povo e disseram: «O que é que nós fizemos? Deixamos partir nossos escravos israelitas!» O Faraó mandou aprontar seu carro e levou consigo suas tropas: seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito, com oficiais sobre todos eles. O Senhor endureceu o coração do Faraó, rei do Egito, e este perseguiu os filhos de Israel, que saíram ostensivamente. Perseguindo com todos os cavalos e carros do Faraó, os cavaleiros e o exército os alcançaram quando estavam acampados junto ao mar, em Piairot, diante de Baal Sefon. Quando o Faraó se aproximou, os filhos de Israel levantaram os olhos e viram que os egípcios avançavam atrás deles. Cheios de medo, clamaram ao Senhor, e disseram a Moisés: «Será que não havia sepulturas lá no Egito? Você nos trouxe ao deserto para morrermos! Por que nos tratou assim, tirando-nos do Egito? Não é isso que nós dizíamos a você lá no Egito: ‘Deixe-nos em paz, para que sirvamos aos egípcios’? O que é melhor para nós? Servir aos egípcios ou morrer no deserto?» Moisés respondeu ao povo: «Não tenham medo. Fiquem firmes, e verão o que o Senhor fará hoje para salvar vocês. Nunca mais vocês verão os egípcios, como estão vendo hoje. O Senhor combaterá por vocês. Podem ficar tranquilos». O Senhor disse a Moisés: «Por que você está clamando por mim? Diga aos filhos de Israel que avancem. Quanto a você, erga a vara, estenda a mão sobre o mar e divida-o pelo meio para que os filhos de Israel possam atravessá-lo a pé enxuto. Eu endureci o coração dos egípcios, para que eles persigam vocês. Assim Eu mostrarei a minha honra, derrotando o Faraó e seu exército, com seus carros e cavaleiros. Quando Eu derrotar o Faraó com seus carros e cavaleiros, os egípcios ficarão sabendo que Eu sou Senhor». (Ex 14,5-18)
Salmo ou Hino
Nessa ocasião, Moisés e os filhos de Israel entoaram este canto ao Senhor: «Vou cantar ao Senhor, pois sua Vitória é sublime: Ele atirou no mar carros e cavalos. O Senhor é o meu Deus: eu O louvarei; é o Deus de meu pai: eu O exaltarei. Ele atirou no mar os carros e a tropa do Faraó: as ondas os cobriram, e eles afundaram como pedras. Tua direita, Senhor, aniquila o inimigo; (Ex 15,1-6)
Evangelho do dia
Naquela hora, alguns doutores da Lei e fariseus disseram a Jesus: «Mestre, queremos ver um sinal realizado por Ti.» Jesus respondeu: «Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. De fato, assim como Jonas passou três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem passará três dias e três noites no seio da terra. No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração e a condenarão. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é maior do que Jonas. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra esta geração, e a condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.» (Mt 12,38-42)
Vivendo a Palavra
Jesus toca em um ponto central para a nossa caminhada: é a Fé que produz os milagres. Não são os milagres que produzem a Fé. A Fé é dom de Deus que recebemos como sementinha para ser cultivada, e a resposta que nos cabe oferecer é nossa entrega nas Mãos Misericordiosas do Pai – livre, espontânea e cheia de gratidão.
Oração Final
Pai querido, guarda-nos, pois em Ti nos refugiamos. Faze-nos compreender os Sinais de tua Presença amorosa em nossa existência: os milagres da Vida, da Fé, e o Dom por excelência que nos deste, o teu Filho Unigênito que se fez um de nós em Jesus de Nazaré, nosso Irmão Maior, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.