meu dia em oração
Pai amado, eu creio, mas aumenta a minha fé!
As leituras lembram o exílio na Babilônia. O Salmo é um apelo ao Senhor: Jeremias lamenta por seu povo que sofre. Tudo clama por libertação – situação que pode ser comparada com o sofrimento atual do nosso planeta-azul, onde todos lutamos para sobreviver diante da ameaça mortal de um vírus.
1ª Leitura
O Senhor arrasou sem piedade todas as moradas de Jacó; em seu furor, destruiu as fortalezas da capital de Judá; lançou por terra, desonrados, o reino e os chefes. Os anciãos da cidade de Sião se sentam no chão em silêncio, jogam poeira na cabeça, vestidos de luto; as jovens de Jerusalém baixam a cabeça até o chão. Em lágrimas meus olhos se derretem, minhas entranhas fervem; minha bílis se derrama pelo chão, por causa da ruína da capital do meu povo, enquanto crianças e bebês desfalecem pelas ruas da cidade. Perguntavam a suas mães: «Onde tem pão e vinho?» E desmaiavam, como feridos, pelas ruas da cidade, ou davam o último suspiro, no colo de suas mães. Quem pode se igualar ou comparar a você, cidade de Jerusalém? A quem compararei você para a consolar, jovem capital de Sião? A sua derrota é tão grande quanto o mar: quem vai curá-la? Seus profetas lhe falaram de visões falsas, mentirosas; para lhe mudar o destino, eles nunca mostraram os pecados que você cometeu. Só lhe revelaram visões falsas, sedutoras. Grite de coração ao Senhor, ó muralha da capital de Sião; derrame rios de lágrimas, dia e noite; você não deve parar de chorar, nem descansar seus olhos. Levante-se e grite na noite, quando começam as trocas da guarda, derrame como água o seu coração diante do Senhor; pela vida de seus filhos, levante para Ele as mãos. Eles estão desmaiando de fome pelas esquinas da cidade. (Lm 2,2. 10-14.18-19)
Salmo ou Hino
Por que, ó Deus, rejeitar-nos até o fim? Lembra-Te da comunidade que redimiste como tua herança; do monte Sião, onde puseste a tua Morada. Dirige teus passos para estas ruínas sem fim: o inimigo arrasou completamente o Santuário. Tu, porém, ó Deus, és Rei, e operas libertações por toda a terra. Olha para a tua Aliança, pois os recantos da terra estão cheios de violência. Não Te esqueças do rumor de teus opressores… (Sl 74,1-7.19b-21)
Evangelho do dia
Naquela hora, Jesus estava entrando em Cafarnaum, quando um oficial romano se aproximou dele, suplicando: «Senhor, meu empregado está em casa, de cama, sofrendo muito com uma paralisia.» Jesus respondeu: «Eu vou curá-lo.» O oficial disse: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e meu empregado ficará curado. Pois eu também obedeço a ordens e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: vá, e ele vai; e a outro: venha, e ele vem; e digo ao meu empregado: faça isso, e ele faz.» Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: «Eu garanto a vocês: nunca encontrei uma fé igual a essa em ninguém de Israel! Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó. Enquanto os herdeiros do Reino serão jogados nas trevas exteriores onde haverá choro e ranger de dentes.» Então Jesus disse ao oficial: «Vá, e seja feito conforme você acreditou.» E nessa mesma hora o empregado do oficial ficou curado. Jesus foi para a casa de Pedro, e viu a sogra de Pedro deitada, com febre. Então Jesus tocou a mão dela, e a febre a deixou. Ela se levantou, e começou a servi-los. À tarde, levaram a Jesus muitas pessoas que estavam possuídas pelo demônio. Jesus, com a sua Palavra, expulsou os espíritos e curou todos os doentes, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: «Ele tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças.» (Mt 8,5-17)
Vivendo a Palavra
O que teria de tão especial na fé do oficial romano que levou Jesus a tamanha admiração? É que ele podia sentir e acreditava que estava encarnado no homem – Jesus de Nazaré – cuja presença física tanto encantava a todos, o Filho de Deus, o Cristo Unigênito, a Palavra que dá vida e está presente em todo tempo e qualquer lugar.
Oração Final
Pai amado, eu creio. Aumenta a minha fé! Que o teu Espírito habite em mim e ore por mim, rendendo-Te graças pelos dons que me dás: o Universo que crias, os meus irmãos-companheiros da humanidade e por minha própria existência. Ajuda-me, querido Pai, a vivê-la para o Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.