meu dia em oração
Pai amado, dá-nos um coração puro e olhos limpos
A leitura do Gênesis é o pano de fundo para que Jesus afirme: «O que vem de fora não torna a pessoa impura.» O Senhor viu que tudo que criara era muito bom. Mas Adão e Eva usam sua liberdade e transgridem a interdição. A evolução nasce assim, como fruto da curiosidade do ser humano: nós queremos saborear o fruto proibido – o Conhecimento do Bem e do Mal…
1ª Leitura
Quando o Senhor fez a terra e o céu, ainda não havia nenhuma planta do campo, pois ainda não havia brotado nenhuma erva: o Senhor ainda não tinha feito chover sobre a terra e não havia homem que cultivasse o solo e fizesse subir da terra a água para regar a superfície do solo. Então o Senhor modelou o homem com a argila do solo, soprou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivente. O Senhor plantou um jardim em Éden, no Oriente, e aí colocou o homem que havia modelado. O Senhor fez brotar do solo todas as espécies de árvores formosas de ver e boas de comer. Além disso, colocou a Árvore da Vida no meio do jardim, e também a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. O Senhor tomou o homem e o colocou no jardim de Éden, para que o cultivasse e guardasse. E o Senhor ordenou ao homem: «Você pode comer de todas as árvores do jardim. Mas não pode comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, porque no dia em que dela comer, com certeza você morrerá». (Gn 2, 4b-9.15-17)
Salmo ou Hino
Bendiga ao Senhor, minha alma! Senhor, meu Deus, como és grande! Vestido de esplendor e majestade, envolto em luz. Todos esperam que a seu tempo Tu lhes atires o alimento. Tu o atiras e eles o recolhem. Abres tua Mão, e se saciam de bens. Escondes tua Face e eles se apavoram. Retiras deles a respiração e expiram, voltando a ser pó. Envias o teu Sopro e eles são criados, e assim renovas a face da terra. (Sl 104,1-2a,27-28,29b-30)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus chamou de novo a multidão para perto e disse: «Escutem todos e compreendam: o que vem de fora e entra numa pessoa, não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa é que a tornam impura. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.» Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. Jesus disse: «Será que nem vocês entendem? Vocês não compreendem que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a privada?» (Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros). Jesus continuou a dizer: «É o que sai da pessoa que a torna impura. Pois é de dentro do coração das pessoas que saem as más intenções, como roubos, a imoralidade, crimes, adultérios, ambições sem limite, maldades, malícia, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e falta de juízo. Todas essas coisas más saem de dentro da pessoa, e são elas que a tornam impura.» (Mc 7,14-23)
Vivendo a Palavra
Naquele ambiente onde a culpa de tudo que acontecia era sempre dos outros – como exemplos: dos romanos, dos pagãos ou dos inimigos, – Jesus aponta a verdadeira origem não só dos males, como também das virtudes do ser humano: o seu coração. O Reino de Deus não era apenas uma realidade externa; e logo indicava o seu lugar verdadeiro: “o Reino está dentro de vocês!”
Oração Final
Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu Nome Santo seja dada a Glória! Concede-nos, amado Pai, um coração puro, olhos limpos e a alegria própria das crianças para que possamos compreender e acolher o teu Reino de Amor. Ele já está em nós e no nosso meio, pois nos foi trazido pelo Cristo, teu Filho Unigênito, que se fez nosso irmão em Jesus de Nazaré. Por Ele, que contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.