meu dia em oração
Pai amado, cheio de Misericórdia, protege-nos, guarda a tua Igreja
Amós cumpre sua missão profética: anuncia o Amor e o cuidado do Senhor com seu povo e denuncia o teimoso adultério deste mesmo povo contra a Aliança. A história de Israel é para nós como um álbum da nossa família: retrato da árvore que produziu Jesus de Nazaré, o Filho do Deus que se fez nosso Irmão.
1ª Leitura
Escutem bem esta palavra que o Senhor diz a respeito de vocês, ó filhos de Israel, e a respeito de toda família que Eu tirei da terra do Egito: De todas as famílias da terra, você foi a única que Eu conheci; e é justamente por isso que Eu vou lhe pedir contas de todos os seus pecados. Será que duas pessoas andam juntas, sem antes estarem de acordo? Ruge o leão na floresta, sem que tenha uma presa? Solta o leãozinho seu urro no esconderijo, sem que tenha a sua caça? Cai o pássaro por terra, sem que haja armadilha? Levanta-se uma rede do chão, sem que tenha pego algo? Soa a trombeta na cidade, sem que a população se alarme? Vem alguma desgraça sobre a cidade, sem que Deus a tenha mandado? Do mesmo modo, o Senhor não faz coisa alguma sem revelar seu segredo aos profetas, seus servos. Ruge o leão: quem não temerá? Fala o Senhor: quem não profetizará? Eu revirei vocês de cabeça para baixo, como Deus fez com Sodoma e Gomorra, e vocês ficaram como tição puxado do fogo. Mas nem assim mesmo vocês voltaram para Mim! – Oráculo de Senhor. Pois é assim que Eu tratarei você, Israel. E porque vou tratá-lo assim, prepare-se, Israel, para encontrar-se com seu Deus! (Am 3,1-8;4,11-12)
Salmo ou Hino
Senhor, escuta minhas palavras, leva em conta o meu gemido. É a Ti que eu suplico! Senhor rejeita o homem sanguinário e traiçoeiro. Quanto a mim, por teu grande Amor, eu entro em tua Casa. Cheio de temor, eu me prostro voltado para o teu sagrado Santuário. Guia-me, Senhor, com tua justiça, por causa dos que me espreitam. Endireita na minha frente o teu Caminho! Fiquem alegres todos os que se abrigam em Ti, e se rejubilem para sempre. Tu os proteges, e em Ti exultam os que amam o teu nome. Pois Tu, Senhor, abençoas o justo, teu favor o protege como escudo. (Sl 5,5-9a)
Evangelho do dia
Então Jesus entrou na barca, e seus discípulos O acompanharam. E eis que houve grande agitação no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, estava dormindo. Os discípulos se aproximaram e O acordaram, dizendo: «Senhor, salva-nos, porque estamos afundando!» Jesus respondeu: «Por que vocês têm medo, homens de pouca fé?» E, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e tudo ficou calmo. Os homens ficaram admirados e disseram: «Quem é esse Homem, a quem até o vento e o mar obedecem?» (Mt 8,23-27)
Vivendo a Palavra
O mar revolto, a barca frágil, Jesus dormindo, discípulos com medo… Tão parecido com os nossos tempos atuais: o mundo agressivo, violento, injusto, doente da pandemia, a causa dos pequenos não encontra defensores e, diante de tudo, o silêncio de Deus! Mas não tenhamos medo, pois nosso Mestre é Aquele a quem até o vento e o mar obedecem!
Oração Final
Pai, cheio de Misericórdia, protege-nos, guarda a tua Igreja. Perdoa a pequenez da nossa fé, os nossos medos e a busca ansiosa de sinais milagrosos. Dá-nos tua Paz, amado Pai, e nos transforma em canais de tua Luz, do teu Amor e de tua Bênção para os que convivem conosco. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.