meu dia em oração
O Amor a Deus e aos irmãos é que nos leva a viver a plenitude do Reino
No início de sua carta aos efésios, o apóstolo Paulo expõe o seu carinho e zelo pelos irmãos. A mensagem toda está impregnada do desejo de graça, paz, bênção, santidade, perdão, liberdade e Amor. Exemplo de relacionamento que nós, discípulos do século 21, devemos seguir.
1ª Leitura
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, aos cristãos que estão em Éfeso e fiéis em Jesus Cristo. Que a graça e a paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no Céu, em Cristo. Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no Amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, conforme a benevolência de sua vontade, para o louvor da sua glória e da graça que Ele derramou abundantemente sobre nós por meio de seu Filho querido. Por meio do sangue de Cristo é que fomos libertos e nele nossas faltas foram perdoadas, conforme a riqueza da sua graça. Deus derramou sobre nós essa graça, abrindo-nos para toda sabedoria e inteligência. Ele nos fez conhecer o Mistério da sua Vontade, a livre decisão que havia tomado outrora de levar a história à sua plenitude, reunindo o universo inteiro, tanto as coisas celestes como as terrestres, sob uma só Cabeça, Cristo. (Ef 1,1-10)
Salmo ou Hino
Cantem para o Senhor um cântico novo, pois Ele fez maravilhas: sua Direita e seu Braço Santo Lhe deram a vitória. Lembrou-se do seu Amor e Fidelidade em favor da casa de Israel. Terra inteira, aclame ao Senhor, e dê gritos de alegria! Batam palmas os rios todos, e as montanhas gritem de alegria diante do Senhor, pois Ele vem para governar a terra. Ele governará o mundo com Justiça e os povos com Retidão. (Sl 98,1-6)
Evangelho do dia
Jesus falava aos doutores da Lei e fariseus: «Ai de vocês, porque constroem túmulos para os profetas; no entanto, foram os pais de vocês que os mataram. Com isso, vocês são testemunhas e aprovam as obras dos pais de vocês, pois eles mataram os profetas, e vocês constroem os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus disse: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos. Eles os matarão e perseguirão, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário’. Sim, eu digo a vocês: pedirão contas disso a esta geração. Ai de vocês, especialistas em leis, porque vocês se apoderaram da chave da ciência. Vocês mesmos não entraram, e impediram os que queriam entrar.» Quando Jesus saiu daí, os doutores da Lei e os fariseus começaram a tratá-Lo mal, e a provocá-Lo sobre muitos pontos. Armavam ciladas, para pegá-Lo de surpresa em qualquer coisa que saísse de sua boca. (Lc 11,47-54)
Vivendo a Palavra
Para Jesus, o grande Mandamento – o Amor a Deus e aos irmãos – é que nos leva a viver a plenitude do Reino de Deus. Lucas lembra hoje como o Mestre condena o legalismo dos que se apoderam desse conhecimento, que é a chave da Vida, mas não o vivem. São aqueles que não entram e ainda impedem a chegada dos que querem entrar.
Oração Final
Pai, que és todo misericordioso, nós amamos a tua Lei, e cumpri-La é o nosso único desejo. Dá-nos discernimento e coragem para ultrapassar a letra e penetrar no Espírito de teu Mandamento, para vivê-lo em união com os nossos companheiros de caminhada – sempre alegres, leves e agradecidos. Por Jesus, o Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.