meu dia em oração
Pai, ajuda-nos a ser agradecidos e a partilhar os dons que recebemos
O texto da Carta a Timóteo é uma exortação ao jovem que assume a liderança da comunidade. Que ele se dedique à leitura e ao estudo, mas não se esqueça da Graça – que é a presença do Senhor em cada um de nós; e que persevere na vigilância e na oração por toda a sua vida.
1ª Leitura
Que ninguém o despreze por ser jovem. Quanto a você mesmo, seja para os fiéis um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé e na pureza. Esperando pela minha chegada, dedique-se à leitura, à animação e ao ensinamento. Não descuide o dom da graça que há em você e que lhe foi dado através da profecia, juntamente com a imposição das mãos do grupo dos presbíteros. Cuide bem dessas coisas e persevere nelas, a fim de que o seu progresso fique manifesto diante de todos. Vigie a si mesmo e ao ensinamento, e seja perseverante. Desse modo você salvará a si mesmo e aos seus ouvintes. (1Tm 4,12-16)
Salmo ou Hino
São grandes as obras do Senhor. Justiça e Verdade são as obras de suas mãos, seus preceitos merecem confiança. São estáveis e vão cumprir-se com Verdade e retidão. Enviou a libertação ao seu povo, confirmando sua aliança. Seu Nome é Santo. O princípio da Sabedoria é o temor do Senhor. Todos quantos o praticam têm bom senso. (Sl 111,2a.7-10)
Evangelho do dia
Certo fariseu convidou Jesus para uma refeição em casa. Jesus entrou na casa do fariseu, e Se pôs à mesa. Apareceu então certa mulher, conhecida na cidade como pecadora. Ela, sabendo que Jesus estava à mesa na casa do fariseu, levou um frasco de alabastro com perfume. A mulher se colocou por trás, chorando aos pés de Jesus. Com as lágrimas começou a lhe banhar os pés. Em seguida, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com perfume. Vendo isso, o fariseu que havia convidado Jesus ficou pensando: «Se esse homem fosse mesmo um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, porque ela é pecadora.» Jesus disse então ao fariseu: «Simão, tenho uma coisa para dizer a você.» Simão respondeu: «Fala, mestre.» Certo credor tinha dois devedores. Um lhe devia quinhentas moedas de prata, e o outro lhe devia cinquenta. Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou aos dois. Qual deles o amará mais?» Simão respondeu: «Acho que é aquele a quem ele perdoou mais.» Jesus lhe disse: «Você julgou certo.» Então Jesus voltou-se para a mulher e disse a Simão: «Está vendo esta mulher? Quando entrei em sua casa, você não Me ofereceu água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos. Você não Me deu o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Você não derramou óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por essa razão, Eu declaro a você: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela demonstrou muito Amor. Aquele a quem foi perdoado pouco, demonstra pouco Amor.» E Jesus disse à mulher: «Seus pecados estão perdoados.» Então os convidados começaram a pensar: «Quem é esse que até perdoa pecados?» Mas Jesus disse à mulher: «Sua fé salvou você. Vá em paz!» (Lc 7,36-50)
Vivendo a Palavra
O Evangelho apresenta dois roteiros possíveis para a história de nossa vida: a arrogância de Simão, ou a humildade daquela mulher arrependida. Sermos pretensiosos de nossa pureza, ou agradecidos ao Pai, que habita em nós – apesar de nossa fraqueza… Tenhamos sempre preparado o frasco de perfume para ungir o Cristo, cuidando dos nossos irmãos.
Oração Final
Pai Santo, nós sabemos que tudo que somos e (aparentemente) temos, é dom de teu Amor misericordioso. Mas, às vezes nós nos esquecemos disso… Ajuda-nos, amado Pai, a sermos agradecidos, partilhando alegremente os dons que nos emprestas com os companheiros peregrinos desta terra encantada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.