meu dia em oração
Pai, ajuda-nos a cultivar a simplicidade, a modéstia e a humildade
A leitura mostra o ancião Moisés transmitindo a liderança do povo a Josué. O Patriarca, sentindo o peso dos anos vividos, prepara sua sucessão, pedindo aos filhos de Israel que sejam fortes, corajosos e sigam a Josué nos tempos da conquista da Terra Prometida.
1ª Leitura
Moisés falou essas palavras a todo o Israel. Depois acrescentou: «Hoje eu estou com cento e vinte anos. Não posso mais ser chefe, e o Senhor me disse: ‘Você não atravessará o rio Jordão’. Quem vai à frente de você é o próprio Senhor seu Deus. Ele destruirá essas nações que estão na sua frente e as conquistará. Josué irá à frente de você, conforme disse o Senhor. E o Senhor tratará essas nações da maneira como tratou Seon e Og, os reis amorreus e a terra deles, que Ele reduziu a ruínas. Senhor entregará essas nações, e vocês as tratarão conforme os mandamentos que lhes ordenei. Sejam fortes e corajosos! Não tenham medo, nem fiquem apavorados diante delas, porque o Senhor seu Deus é quem vai com você. Ele não o deixará, e jamais o abandonará». Então Moisés chamou Josué e, na presença de todo o Israel, disse a ele: «Seja forte e corajoso! Pois você entrará com todo este povo na terra que o Senhor prometeu dar a seus antepassados, e você repartirá a herança entre eles. O próprio Senhor irá à sua frente. Ele estará com você; não o deixará, e jamais o abandonará. Não tenha medo, nem se acovarde». (Dt 31,1-8)
Salmo ou Hino
Vou proclamar o nome do Senhor, sua obra é perfeita. Recorde os dias que se foram. Pergunte a seu pai e ele contará. Quando o Altíssimo repartia as nações, Ele marcou fronteiras para os povos, conforme o número dos filhos de Deus. Mas a parte do Senhor foi o seu povo, a sua herança foi Jacó. O Senhor o conduziu. Nenhum deus estrangeiro o acompanhou. (Dt 32,3-4a.7-9.12)
Evangelho do dia
Naquele momento, os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram: «Quem é o maior no Reino do Céu?» Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles, e disse: «Eu lhes garanto: se vocês não se converterem, e não se tornarem como crianças, vocês nunca entrarão no Reino do Céu. Quem se abaixa, e se torna como essa criança, esse é o maior no Reino do Céu. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a Mim que recebe. Cuidado para não desprezar nenhum desses pequeninos, pois Eu digo a vocês: os anjos deles no céu estão sempre na presença do meu Pai que está no céu. O que vocês acham? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, será que ele não vai deixar as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Eu garanto a vocês: quando ele a encontra, fica muito mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está no céu não quer que nenhum desses pequeninos se perca.» (Mt 18,1-5.10.12-14)
Vivendo a Palavra
Num tempo em que as crianças nem eram contadas como gente, Jesus surpreende mais uma vez e ensina que todos nós devemos nos converter, tornando-nos como crianças, para sermos dignos do Reino do Pai. Quais seriam os modelos escolhidos pelo Cristo hoje para serem seguidos? Quais são os mais marginalizados da sociedade que estamos construindo?
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a consciência de que devemos ser pequenos para entrar em teu Reino de Amor. Ajuda-nos, amado Pai, a vencer a tentação de buscar pomposos títulos universitários ou de sermos considerados inteligentes e eruditos pelo mundo, para cultivar a simplicidade de vida, a modéstia e a humildade, seguindo o Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.