meu dia em oração
Pai, acende em nós a chama do amor de seu filho Jesus
O Senhor põe sua Palavra na boca do profeta Isaías: «Busquem o direito, socorram o oprimido, façam Justiça ao órfão e defendam a causa da viúva». O culto que o Senhor deseja não é um rito exterior, vazio e dissimulado, mas Vida plena, relações comprometidas com os irmãos e a Justiça.
1ª Leitura
Escutem a palavra do Senhor, chefes de Sodoma; preste atenção ao ensinamento do nosso Deus, ó povo de Gomorra: «Que me interessa a quantidade dos seus sacrifícios? Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos. Não gosto do sangue de bois, carneiros e cabritos. Quando vocês vêm à minha presença e pisam meus átrios, quem exige algo da mão de vocês? Parem de trazer ofertas inúteis. O incenso é coisa nojenta para mim; luas novas, sábados e assembleias… Eu não suporto injustiça junto com solenidade. Eu detesto suas luas novas e cerimônias. Para mim se tornaram um peso que eu não suporto mais. Quando vocês erguem para Mim as mãos, Eu desvio o meu olhar; ainda que multipliquem as orações, Eu não escutarei. As mãos de vocês estão cheias de sangue. Lavem-se, purifiquem-se, tirem da minha vista as maldades que vocês praticam. Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem: busquem o direito, socorram o oprimido, façam justiça ao órfão, defendam a causa da viúva.» (Is 1,10-17)
Salmo ou Hino
O Senhor, o Deus dos deuses, fala, convocando a terra, do nascente ao poente. De Sião, a formosa, Deus resplandece: o nosso Deus vem, e não vai se calar. «Reúnam junto a mim os meus fiéis, que selaram minha aliança com sacrifício! Ouça, meu povo, não vou tomar nenhum novilho de sua casa, e nem mesmo um cabrito de seus currais. Ofereça a Deus um sacrifício de confissão, e cumpra os seus votos ao Altíssimo. A quem segue o bom caminho, eu mostrarei a salvação de Deus». (Sl 50,8-9.16bc-17.21-23)
Evangelho do dia
Jesus falou assim a seus discípulos: «Não pensem que Eu vim trazer paz à terra; Eu não vim trazer a paz, e sim a espada. De fato, Eu vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. Quem ama seu pai ou mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a Mim, não é digno de Mim. Quem não toma a sua cruz e não Me segue, não é digno de Mim. Quem procura conservar a própria vida, vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de Mim, vai encontrá-la. Quem recebe a vocês, recebe a Mim; e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou. Quem recebe um Profeta, por ser Profeta, receberá a recompensa de Profeta. E quem recebe um Justo, por ser justo, receberá a recompensa de Justo. Quem der ainda que seja apenas um copo de água fria a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, eu garanto a vocês: não perderá a sua recompensa.» Quando Jesus terminou de dar essas instruções aos seus doze discípulos, partiu daí, a fim de ensinar e pregar nas cidades deles. (Mt 10,34-11,1)
Vivendo a Palavra
«Quem procura conservar a própria vida, vai perdê-la…» Muito mais do que por suas palavras, Jesus nos ensinou isto com a Vida, colocando toda sua existência a serviço dos irmãos. Nada reteve para Si mesmo: nem mesmo Maria, a sua Mãe, que recebemos juntamente com o apóstolo João, no Calvário, como nossa querida Mãe celestial.
Oração Final
Pai que adoramos tanto, acende em nós a chama do Amor que ardia em Jesus de Nazaré: Amor que é espontâneo; sem discriminações; é gratuito, livre e libertador. Faze-nos discípulos missionários da Igreja para anunciar o teu Reino de Amor e denunciar a injustiça que domina neste século. Pelo mesmo Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.