meu dia em oração
Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto
Na leitura de hoje, Paulo recomenda a Timóteo – e a todos nós! – que guarde puro o mandamento que recebeu, até a volta de Jesus, o Senhor Imortal, que habita na Luz inacessível. Ele virá como Soberano, a quem será dada a honra e o poder eternos.
Salmo ou Hino
Sirva ao Senhor com alegria, e vá a ele com gritos jubilosos! Somente o Senhor é Deus: Ele nos fez e a ele pertencemos, somos seu povo e ovelhas do seu rebanho. Entrem por suas portas dando graças, com cantos de louvor em seus átrios, celebrem e bendigam seu nome: «Sim, o Senhor é bom, seu amor é para sempre e sua fidelidade de geração em geração». (Sl 100,2-5)
1ª Leitura
Diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Jesus Cristo, que deu testemunho diante de Pôncio Pilatos numa bela profissão de fé, eu ordeno a você: guarde o mandamento puro, de modo irrepreensível, até a Aparição de nosso Senhor Jesus Cristo. Essa Aparição mostrará, nos tempos estabelecidos, o Bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que possui a imortalidade, que habita uma luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém! (1Tm 6,13-16)
Evangelho do dia
Ajuntou-se uma grande multidão, e de todas as cidades as pessoas iam até Jesus. Então ele contou esta parábola: «O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os passarinhos foram, e comeram tudo. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos brotaram junto, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um.» Dizendo isso, Jesus exclamou: «Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.» Os discípulos perguntaram a Jesus o significado dessa parábola. Jesus respondeu: «A vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas, aos outros ele vem por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram; mas, depois chega o diabo, e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem, nem se salvem. Os que caíram sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolheram com alegria a Palavra. Mas eles não têm raiz: por um momento, acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. O que caiu entre os espinhos são aqueles que ouvem, mas, continuando a caminhar, se afogam nas preocupações, na riqueza e nos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo de coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.» (Lc 8,4-15)
Vivendo a Palavra
A parábola nos convida a pensar: às vezes nós somos semeadores, outras vezes somos sementes, ou ainda – quem sabe? – o terreno da semeadura. Neste caso, qual seria o tipo de terra que nós somos: como a beira de uma estrada, ou constituídos por pedras, talvez estejamos produzindo espinheiros? Tomara que sejamos um canteiro fértil!
Oração Final
Pai Santo, prepara o nosso coração como terra boa para acolher a semente de Tua Palavra. Que ela se desenvolva viçosa, dê frutos de justiça e fraternidade e que nós os possamos distribuir com generosidade entre os companheiros de caminhada. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.