meu dia em oração
Os parentes diziam que Jesus tinha ficado louco
O Segundo Livro de Samuel narra o fim do reinado de Saul, já mostrando o protagonismo de Davi. Saul, o primeiro rei de Israel teve um mandato infeliz que terminou com a derrota ante o inimigo e as mortes dele próprio e de seu filho Jônatas. No texto, o luto de Davi.
1ª Leitura
Davi voltou da vitória sobre os amalecitas e ficou dois dias em Siceleg. No terceiro dia, chegou alguém do acampamento de Saul, com as roupas rasgadas e a cabeça coberta de pó. Chegando perto de Davi, ele se jogou por terra e se prostrou. Davi perguntou: «De onde você vem?» O homem respondeu: «Escapei com vida do acampamento de Israel». Davi perguntou: «O que foi que aconteceu? Diga logo». O homem respondeu: «As tropas fugiram do campo de batalha, muitos caíram e estão mortos. Até Saul e seu filho Jônatas morreram». Então Davi rasgou suas próprias roupas. E todos os homens que o acompanhavam fizeram o mesmo. Lamentaram, choraram e jejuaram até a tarde por Saul e por seu filho Jônatas, e também por causa do povo de Javé e pela casa de Israel, porque haviam sido mortos pela espada. A honra de Israel pereceu nas alturas. Como foi que os valentes caíram? Saul e Jônatas, amados e queridos, nem a vida nem a morte os separaram. Eram mais velozes do que as águias e mais fortes do que os leões. Moças de Israel, chorem por Saul: ele vestiu vocês com púrpura e linho, e enfeitou de ouro os seus vestidos. Como os valentes caíram no combate! Jônatas, sua morte rasgou-me o coração! Como sofro por você, Jônatas, meu irmão! Como eu lhe queria bem! Para mim, o seu amor era mais caro do que o amor das mulheres! Como caíram os valentes! Como pereceram as armas de guerra! (2Sm 1,1-4.11-12.19.23-27)
Salmo ou Hino
Pastor de Israel, dá ouvidos, tu que diriges a José como a um rebanho; tu que resplandeces perante Efraim, Benjamim e Manassés! Desperta o teu poder e vem socorrer-nos. Faze brilhar a tua face, e seremos salvos! Senhor, até quando ficarás irado enquanto o teu povo suplica? Tu nos tornaste a disputa dos nossos vizinhos, e os inimigos zombam de nós. (Sl 80,2-3.4b.5-7)
Evangelho do dia
Jesus foi para casa, e de novo se reuniu tanta gente que eles não podiam comer nem sequer um pedaço de pão. Quando souberam disso, os parentes de Jesus foram segurá-lo, porque eles mesmos estavam dizendo que Jesus tinha ficado louco. (Mc 3,20-21)
Vivendo a Palavra
Depois de peregrinar pela região, convocando discípulos, realizando sinais e anunciando a chegada do Reino, Jesus volta aos seus parentes. A novidade era grande demais para ser assimilada por eles: o Filho do Carpinteiro só poderia estar perdendo o juízo! Coisa parecida acontece bem perto de nós: o Reino de Deus transforma as pessoas…
Oração Final
Pai Santo, aos olhos do mundo a opção radical pelo teu Amor parece loucura. Aceita-nos como cidadãos do teu Reino, Pai amado, e faze de nós alegres e entusiasmados anunciadores da tua misericórdia e do teu perdão, para os companheiros de jornada nesta terra encantada. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.