meu dia em oração
Os justos se alegram na presença de Deus
O poder do Senhor é grande, mas Ele é glorificado pelos humildes. Não procure o que é difícil para você, e não investigue coisas que superam suas forças. Quem retribui com o bem armazena para o futuro e na queda encontrará apoio. (Eclo 3,19-21.30-31)
1ª Leitura
Vocês não se aproximaram de realidade palpável. Ali havia fogo ardente, escuridão, trevas, tempestade, som de trombeta e ruído de palavras. E as pessoas que ouviram isso, suplicaram que Deus não dissesse mais nada. Entretanto, vocês se aproximaram do monte Sião e da Jerusalém celeste, a cidade do Deus vivo. Vocês se aproximaram de milhares de anjos reunidos em festa, e da assembleia dos primogênitos, que têm o nome inscrito no céu. Vocês se aproximaram de Deus, que é juiz de todos. Vocês se aproximaram dos espíritos justos que chegaram à meta final, e de Jesus, o mediador de uma nova aliança. (Hb 12,18-19.22-24a)
Salmo ou Hino
Os justos se alegram na presença de Deus. Cantem a Deus. O nome dele é Senhor. Pai dos órfãos, protetor das viúvas, assim é Deus em sua Morada Santa. Deus dá aos marginalizados uma casa, liberta os cativos. Derramaste sobre tua herança uma chuva copiosa, aliviando a terra esgotada, e o teu rebanho habitou na terra que tua bondade preparou para o pobre. (Sl 68,4-7b.10-11)
Evangelho do dia
Num dia de sábado aconteceu que Jesus foi comer em casa de um dos chefes dos fariseus, que O observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou a eles uma parábola: «Se alguém convida você para uma festa de casamento, não ocupe o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que você; e o dono da casa, que convidou os dois, venha dizer a você: ‘Dê o lugar para ele’. Então você ficará envergonhado e irá ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, vá sentar-se no último lugar. Assim, quando chegar quem o convidou, ele dirá a você: ‘Amigo, venha mais para cima’. E isso vai ser uma honra para você na presença de todos os convidados. De fato, quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.» Jesus disse também ao fariseu que O tinha convidado: «Quando você der um almoço ou jantar, não convide amigos, nem irmãos, nem parentes, nem vizinhos ricos. Porque esses irão, em troca, convidar você. E isso será para você recompensa. Pelo contrário, quando você der uma festa, convide pobres, aleijados, mancos e cegos. Então você será feliz! Porque eles não lhe podem retribuir. E você receberá a recompensa na ressurreição dos justos.» (Lc 14,1.7-14)
Vivendo a Palavra
Imersos em uma sociedade onde as pessoas tentam se promover a todo custo e só desejam os primeiros lugares, precisamos ter coragem para seguir os passos de Jesus: servir com humildade, sem visar a reconhecimentos ou retribuições, movidos apenas pela fraternidade, que é própria de seus seguidores.
Oração Final
Pai Santo, dá à tua Igreja o dom do acolhimento. Que sejamos filhos agradecidos pelos talentos que nos emprestas e estejamos sempre dispostos a aprimorá-los, para a partilha com os irmãos desta jornada que fazemos a caminho de teu Reino de Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.