meu dia em oração
Os dois serão uma só carne
Reparemos no texto do apóstolo Tiago endereçado à Igreja de Jerusalém. Aprendamos com ele o seu estilo familiar de se comunicar com os seguidores do Caminho, o que não poucas vezes nós temos abandonado, adotando uma linguagem mais formal e, às vezes, impessoal.
1ª Leitura
Irmãos, não se queixem uns dos outros, para não serem julgados. Vejam: o juiz está às portas. Irmãos, tomem como exemplo de sofrimento e paciência os profetas que falam em nome do Senhor. Nós consideramos felizes os que foram perseverantes. Vocês ouviram falar da constância de Jó e conhecem o fim que o Senhor reservou para ele, porque o Senhor é rico em compaixão e misericórdia. Sobretudo, irmãos, não jurem: nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa; que o «sim» de vocês seja sim, e que o «não» seja não, para não se exporem ao julgamento. (Tg 5,9-12)
Salmo ou Hino
Bendiga ao Senhor, ó minha alma, e todo o meu ser ao seu nome santo! Ele perdoa suas culpas e cura os seus males. O Senhor é compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor. O seu rancor não dura. Como o céu se ergue por sobre a terra, seu amor se levanta sobre os que o temem. Como o oriente está longe do ocidente, assim Ele afasta nossas transgressões. (Sl 103,1-4.8-9.11-12,)
Evangelho do dia
Jesus partiu daí e foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno dele. E ele, como de costume, as ensinava. Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Queriam tentá-lo e lhe perguntaram se a Lei permitia um homem se divorciar da sua mulher. Jesus perguntou: «O que é que Moisés mandou vocês fazerem?» Os fariseus responderam: «Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e depois mandar a mulher embora.» Jesus então disse: «Foi por causa da dureza do coração de vocês que Moisés escreveu esse mandamento. Mas, desde o início da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e os dois serão uma só carne. Assim, eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe. Quando chegaram em casa, os discípulos fizeram de novo perguntas sobre o mesmo assunto. Jesus respondeu: «O homem que se divorciar de sua mulher e se casar com outra, cometerá adultério contra a primeira mulher. E se a mulher se divorciar do seu marido e se casar com outro homem, ela cometerá adultério.» (Mc 10,1-12)
Vivendo a Palavra
O texto deixa claro o que significa quando dizemos: “Jesus veio levar a Lei à plenitude”. Aqui, referindo-se à carta de divórcio que a Lei permitia, Ele justifica que «foi por causa da dureza do coração de vocês que Moisés escreveu esse mandamento». Mas, Ele deixa claro que desde o início “Deus os fez homem e mulher. Por isso os dois são uma só carne”.
Oração Final
Pai Santo, que eu me sinta como destinatário de teus Mandamentos, procurarei conhecê-los, amá-los e vivê-los com alegria e gratidão; que eu jamais me coloque na posição de juiz do comportamento de meus semelhantes com relação à tua Lei. Dá-me, Pai amado, um olhar misericordioso e um coração acolhedor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.