meu dia em oração
Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração
O apóstolo Paulo apresenta aos fiéis de Corinto a síntese de sua vida. Tudo o que ele pretende ser e as peripécias por que passou por causa do anúncio que fazia do Reino do Pai Misericordioso. A afirmação final nos surpreende: “Se é preciso gabar-se, é de minha fraqueza que vou me gabar.”
1ª Leitura
Visto que muitos se gabam de seus títulos humanos, também eu vou me gabar. Aquilo que outros têm a ousadia de apresentar – falo como louco – eu também tenho. São hebreus? Eu também. São israelitas? Eu também. São descendentes de Abraão? Eu também. São ministros de Cristo? Falo como louco: eu o sou muito mais. Muito mais pelas fadigas; muito mais pelas prisões; infinitamente mais pelos açoites; frequentemente em perigo de morte; dos judeus recebi cinco vezes os quarenta golpes menos um. Fui flagelado três vezes; uma vez fui apedrejado; três vezes naufraguei; passei um dia e uma noite em alto mar. Fiz muitas viagens. Sofri perigos nos rios, perigos por parte dos ladrões, perigos por parte dos meus irmãos de raça, perigos por parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos por parte dos falsos irmãos. Mais ainda: morto de cansaço, muitas noites sem dormir, fome e sede, muitos jejuns, com frio e sem agasalho. E isso para não contar o resto: a minha preocupação cotidiana, a atenção que tenho por todas as Igrejas. Quem fraqueja, sem que eu também me sinta fraco? Quem cai, sem que eu me sinta com febre? Se é preciso gabar-se, é de minha fraqueza que vou me gabar. (2Cor 11,18.21b-30)
Salmo ou Hino
Vou bendizer ao Senhor. Eu me orgulho por causa do Senhor: que os pobres ouçam e fiquem alegres. Repitam comigo: Deus é grande! Juntos exaltemos o seu Nome. Consultei ao Senhor, Ele me respondeu, e me livrou de todos os temores. Olhem para Ele e ficarão felizes, o rosto de vocês não ficará envergonhado. Este pobre gritou, o Senhor ouviu. Os justos gritam, Deus os escuta. (Sl 34,2-7.18b)
Evangelho do dia
No alto da montanha, Jesus prossegue ensinando aos discípulos: «Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde os ladrões assaltam e roubam. Ajuntem riquezas no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam. De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração. A lâmpada do corpo é o olho. Se o olho é sadio, o corpo inteiro fica iluminado. Se o olho está doente, o corpo inteiro fica na escuridão. Assim, se a luz que existe em você é escuridão, como será grande a escuridão!» (Mt 6,19-23)
Vivendo a Palavra
A tentação a ser vencida é ajuntarmos ansiosamente as coisas que o mundo considera valiosas. Elas são fugazes! O Caminho verdadeiro que queremos seguir começa agora, neste tempo que chamamos hoje e permanece para sempre: precisamos conhecer e seguir o Caminho proposto pelo Enviado do Pai Misericordioso, seu Filho Unigênito, feito carne em Jesus de Nazaré.
Oração Final
Pai Santo, teu Amor vale mais do que a Vida! Dá-nos o coração puro, a alma simples, o olhar limpo e claro que possa iluminar a nossa caminhada de volta ao Lar Paterno – a tua Morada Santa – unidos com todos os peregrinos que colocaste ao nosso lado nesta vida e seguindo o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.