meu dia em oração
Onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração
O Livro dos Reis narra como Joás, da linhagem de Davi, é salvo do massacre de sua família e, sete anos depois, o sacerdote Joiada o unge Rei de Judá, assegurando a continuidade da linhagem que viria a produz, no futuro, o Messias prometido e esperado.
1ª Leitura
Quando Atalia, mãe de Ocozias, soube que seu filho estava morto, resolveu acabar com a descendência real. Josaba, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, conseguiu salvar seu sobrinho Joás dentre os filhos do rei que estavam sendo massacrados. Levou o menino, com a ama dele, para o quarto dos leitos, escondendo-o de Atalia. Assim, Joás escapou da morte. E Joás, com sua ama, ficou seis anos escondido no Templo de Javé, enquanto Atalia reinava no país. No sétimo ano, Joiada mandou chamar os oficiais dos mercenários e os guardas. E os reuniu no Templo de Javé. Aí concluiu uma aliança com eles, fez com que prestassem juramento e, então, mostrou-lhes o filho do rei. Os oficiais fizeram como o sacerdote Joiada tinha mandado. Cada um deles reuniu seus homens, tanto os que entravam em serviço no sábado como os que saíam, e foram até o sacerdote Joiada. O sacerdote entregou aos oficiais as lanças e escudos do rei Davi, que estavam no Templo de Javé. De armas em punho, os guardas tomaram seus lugares, desde o ângulo sul até o ângulo norte do Templo, rodeando o altar e o Templo, para proteger o rei. Então Joiada pediu para o rei sair, colocou nele a coroa e entregou-lhe o documento da aliança. Joás foi proclamado rei e ungido. Todos aplaudiram, aclamando: «Viva o rei!» Ouvindo os gritos do povo, Atalia foi ao encontro do povo no Templo de Javé. Mas quando viu o rei de pé no estrado, segundo o costume, os oficiais e os tocadores de trombeta junto ao rei, todo o povo da terra gritando de alegria e tocando trombeta, ela rasgou a roupa e disse: «Traição, traição!» Então o sacerdote Joiada ordenou aos oficiais das tropas: «Arrastem Atalia para fora, por entre as fileiras. Se alguém a seguir, passem a fio de espada». O sacerdote, de fato, havia dito: «Não a matem dentro do Templo de Javé». Agarraram Atalia e, chegando ao palácio real, na entrada da porta dos Cavalos, aí a mataram. Joiada selou, entre Javé e o rei com o povo, a aliança, pela qual este se comprometia a ser o povo de Javé. Selou também contrato entre o rei e o povo. Em seguida, todo o povo da terra foi até o templo de Baal e o arrasou: demoliram os altares e as imagens e, diante dos altares, executaram Matã, sacerdote de Baal. O sacerdote Joiada colocou guardas no Templo de Javé. Todo o povo da terra festejou, e a cidade ficou tranquila, porque Atalia tinha sido morta pela espada no palácio real. (2Rs 11,1-4.9-18.20)
Salmo ou Hino
O Senhor jurou a Davi: «É um fruto do seu ventre que eu vou colocar em seu trono. Se seus filhos guardarem a minha aliança, também os filhos deles, irão sentar-se em seu trono». Porque o Senhor escolheu Sião e a desejou como sua residência: «Ela é a minha mansão, aí vou habitar. Farei brotar o vigor de Davi, acenderei uma lâmpada para o meu messias.» (Sl 132,11-14.17-18)
Evangelho do dia
Jesus prossegue seu ‘Sermão da Montanha’: «Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde os ladrões assaltam e roubam. Ajuntem riquezas no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam. De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração. A lâmpada do corpo é o olho. Se o olho é sadio, o corpo inteiro fica iluminado. Se o olho está doente, o corpo inteiro fica na escuridão. Assim, se a luz que existe em você é escuridão, como será grande a escuridão!» (Mt 6,19-23)
Vivendo a Palavra
O texto traça um roteiro para o nosso exame de consciência. Por que tipo de riqueza estamos gastando nossa vida? Pelos bens que passam, os ladrões roubam e a ferrugem corrói, ou estamos amealhando bens que duram para a eternidade? Como passamos o nosso tempo? E onde e para que empregamos nossos melhores esforços?
Oração Final
Pai Santo, mantém-nos seres ínteiros e centrados. Que onde estiver o nosso corpo, aí também estejam o nosso coração, a nossa inteligência e o nosso espírito. E que busquemos sempre estar em tua Presença, sentindo-a paternal e poderosa, como nos ensinou o Cristo Jesus, teu Filho Unigênito que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.