meu dia em oração
Oitava da Páscoa: Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia
O sinal acontecia: homens rudes, antes simples pescadores, enchiam-se de coragem e sabedoria para anunciar com segurança coisas novas: o Reino do Céu está próximo, Ele já está dentro de nós, embora ainda não em sua plenitude. E a Igreja de Jesus crescia e se fortalecia.
1ª Leitura
Eles ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheceram que eles eram companheiros de Jesus. No entanto, viam em pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário. Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: «O que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato se tornou de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negar. Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do Nome de Jesus.» Chamaram de novo Pedro e João e lhes ordenaram que de modo algum falassem ou ensinassem em Nome de Jesus. Pedro e João responderam: «Julguem vocês mesmos se é justo diante de Deus que obedeçamos a vocês e não a Ele! Quanto a nós, não podemos nos calar sobre o que vimos e ouvimos.» Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que tinha acontecido. (At 4,13-21)
Salmo ou Hino
Agradeçam ao Senhor, porque Ele é bom! Ele é a minha salvação. Há gritos de júbilo nas tendas dos justos: «A direita do Senhor é poderosa!» Eu viverei para contar as obras dele. O Senhor me castigou, mas não me entregou à morte! Abram para mim as portas do triunfo: vou entrar agradecendo a Ele. Esta é a porta do Senhor: os vencedores entrarão por ela. (Sl 118,1.14-21)
Evangelho do dia
Depois de ressuscitar na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. Quando ouviram que Ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam a caminho do campo. Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros, que não acreditaram nem mesmo nestes. Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo. Jesus os repreendeu por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que O tinham visto ressuscitado. Então Jesus disse-lhes: «Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade.» (Mc 16,9-15)
Vivendo a Palavra
O Ressuscitado foi confundido com um jardineiro ou um companheiro de viagem. Sempre gente como a gente! Uma presença gloriosa e iluminada invadiria o terreno da nossa liberdade de acreditar, de aceitar pela Fé e de aderir por Amor ao projeto do Reino do Pai que o Mestre veio anunciar. Esta é a missão da Igreja: na normalidade da vida, crer, viver e anunciar o projeto de Jesus Cristo.
Oração Final
Pai Santo, não leves em conta a pequenez e a fragilidade de nossa fé, mas a grande vontade que temos de acreditar. Envia-nos o teu Espírito para que creiamos nos Mistérios maiores da nossa Fé e os vivamos como viveu o teu Filho Unigênito, o Cristo, que se fez carne em Jesus de Nazaré. Por Ele, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.