meu dia em oração
Oitava da Páscoa: Guarda-me, Deus, pois eu me abrigo em Ti
Pedro fala no dia de Pentecostes: o Apóstolo anuncia a essência do mistério da Encarnação do Filho Unigênito de Deus em Jesus de Nazaré. O Espírito Santo capacitou um simples pescador para anunciar concisa, precisa e claramente o que é necessário e suficiente para viver a nossa fé.
1ª Leitura
Então Pedro, que aí estava com os outros onze apóstolos, levantou-se e falou em voz alta: «Homens da Judeia e todos vocês que se encontram em Jerusalém! Compreendam o que está acontecendo e prestem atenção nas minhas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem que Deus confirmou entre vocês, realizando por meio dele os milagres, prodígios e sinais que vocês bem conhecem. E Deus, com sua vontade e presciência, permitiu que Jesus lhes fosse entregue, e vocês, através de ímpios, O mataram, pregando-O numa cruz. Deus, porém, ressuscitou Jesus, libertando-O das cadeias da morte, porque não era possível que ela O dominasse. De fato, Davi assim falou a respeito de Jesus: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, porque ele está à minha direita, para que eu não vacile. Por isso, meu coração se alegra, minha língua exulta e minha carne repousa com esperança. Porque não me abandonarás na região dos mortos, nem permitirás que o teu santo conheça a corrupção. Tu me ensinaste os caminhos da vida, e me encherás de alegria na tua presença.’ Irmãos, quanto ao patriarca Davi, permitam que eu lhes diga com franqueza: ele morreu, foi sepultado e seu túmulo está entre nós até hoje. Mas, ele era profeta, e sabia que Deus lhe havia jurado solenemente fazer com que um descendente seu lhe sucedesse no trono. Por isso, previu a ressurreição de Cristo e falou: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos, e a sua carne não conheceu a corrupção.’ Deus ressuscitou a este Jesus. E nós todos somos testemunhas disso. Ele foi exaltado à direita de Deus, recebeu do Pai o Espírito prometido e o derramou: é o que vocês estão vendo e ouvindo. (At 2,14.22-33)
Salmo ou Hino
Guarda-me, Deus, pois eu me abrigo em Ti. Eu digo ao Senhor: «Senhor, meu destino está em tuas mãos. Bendigo ao Senhor que me aconselha. Tenho o Senhor à minha frente sem cessar. Com Ele à minha direita, jamais vacilarei. Por isso meu coração se alegra. Tu me ensinarás o caminho da vida, cheio de alegria em tua presença, e de delícias à tua direita, para sempre. (Sl 16,1-2a.5.7-11)
Evangelho do dia
As mulheres saíram depressa do túmulo; estavam com medo, mas correram com muita alegria para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: «Alegrem-se!» As mulheres se aproximaram e se ajoelharam diante de Jesus, abraçando seus pés. Então Jesus disse a elas: «Não tenham medo. Vão anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão.» Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos chefes dos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os chefes dos sacerdotes se reuniram com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: «Digam que os discípulos dele foram durante a noite, e roubaram o corpo, enquanto vocês dormiam. Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos, e vocês não precisam ficar preocupados.» Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, tal boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje. (Mt 28,8-15)
Vivendo a Palavra
O Mestre deseja que os discípulos o encontrem novamente na Galileia. Que eles voltem ao ambiente humilde das suas aldeias e encontrem, na simplicidade do cotidiano os sinais do Reino que Ele quis anunciar e, desde já, viver entre os irmãos. Seria bom que nós compreendêssemos esse desejo do Senhor e fizéssemos nossa opção por uma vida mais simples…
Oração Final
Pai Santo, queremos voltar à nossa inocência de crianças do teu Reino. Ensina-nos, amado Pai, a buscar nas coisas simples da vida os sinais do teu Amor; a substituir o orgulho e a pretensão de saber muitas coisas pela alegria de amar o nosso próximo. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.