meu dia em oração
Oitava da Páscoa: Agradeçamos ao Senhor, porque Ele é bom
A suposição das autoridades do Templo de que matando o Pastor o rebanho se dispersaria, não se confirmava. Os Apóstolos, plenos do Espírito Santo, iniciavam a atividade da Igreja, dando continuidade à missão do Mestre: curar e libertar, como anúncio da chegada em nós do Reino de Deus.
1ª Leitura
Pedro e João ainda estavam falando ao povo, quando chegaram os sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e os saduceus. Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam que a ressurreição dos mortos tinha acontecido em Jesus. Prenderam Pedro e João e os colocaram na prisão até o dia seguinte, porque já estava anoitecendo. Todavia, muitos daqueles que tinham ouvido o discurso, acreditaram. E o número dos homens chegou a uns cinco mil. No dia seguinte se reuniram em Jerusalém os chefes, os anciãos e os doutores da Lei. Aí estava o sumo sacerdote Anás e também Caifás, João Alexandre e todos os que pertenciam às famílias dos chefes dos sacerdotes. Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: «Com que poder, ou em nome de quem, vocês fizeram isso?» Então Pedro, cheio do Espírito Santo, falou para eles: «Chefes do povo e anciãos! Hoje estamos sendo interrogados em julgamento porque fizemos o bem a um enfermo e pelo modo com que ele foi curado. Pois fiquem sabendo todos vocês, e também todo o povo de Israel: é pelo Nome de Jesus Cristo, de Nazaré, – aquele que vocês crucificaram e que Deus ressuscitou dos mortos, – é pelo seu Nome, e por nenhum outro, que este homem está curado diante de vocês. Jesus é a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, que se tornou a Pedra Angular. Não existe salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não existe outro Nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos.» (At 4,1-12)
Salmo ou Hino
Agradeçam ao Senhor, porque Ele é bom! Os que temem ao Senhor repitam: o seu Amor é para sempre! A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a Pedra Angular. Isso é maravilha aos nossos olhos. Este é o dia em que o Senhor agiu: exultemos e nos alegremos com Ele. Senhor, dá-nos a salvação! Dá-nos a prosperidade, Senhor! O Senhor é Deus: Ele nos ilumina! (Sl 118,1-2.4.22-25.27a)
Evangelho do dia
Jesus apareceu aos discípulos na margem do mar de Tiberíades. E apareceu deste modo: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé chamado Gêmeo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. Simão Pedro disse: «Eu vou pescar.» Eles disseram: «Nós também vamos.» Saíram e entraram na barca. Mas naquela noite não pescaram nada. Quando amanheceu, Jesus estava na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Então Jesus disse: «Rapazes, vocês têm alguma coisa para comer?» Eles responderam: «Não.» Então Jesus falou: «Joguem a rede do lado direito da barca, e vocês acharão peixe.» Eles jogaram a rede e não conseguiam puxá-la para fora, de tanto peixe que pegaram. Então o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: «É o Senhor.» Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu a roupa, pois estava nu, e pulou dentro d’água. Os outros discípulos foram na barca, que estava a uns cem metros da margem. Eles arrastavam a rede com os peixes. Logo que pisaram em terra firme, viram um peixe na brasa e pão. Jesus disse: «Tragam alguns peixes que vocês acabaram de pescar.» Então Simão Pedro subiu na barca e arrastou a rede para a praia. Estava cheia de cento e cinquenta e três peixes grandes. Apesar de tantos peixes, a rede não arrebentou. Jesus disse para eles: «Vamos, comam.» Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era Ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus se aproximou, tomou o pão e distribuiu para eles. Fez a mesma coisa com o peixe. Essa foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. (Jo 21,1-14)
Vivendo a Palavra
Naquela manhã, o desânimo tomava conta dos pescadores. Se o mesmo acontecer conosco, não desistamos. Lancemos mais uma vez a rede – agora, do outro lado, e não mais confiados na nossa competência profissional, mas na Palavra e no mandato do Senhor. E o nosso trabalho, em nome de Jesus, renderá muitos frutos para serem partilhados entre os irmãos.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos discernimento e coragem para viver de tal maneira que a nossa simples e discreta presença no mundo seja anúncio vibrante da fé em Jesus de Nazaré. Nele, humano como qualquer um de nós, fizeste encarnar o teu Filho Unigênito, o Messias prometido. Nós Te pedimos pelo mesmo Cristo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.