meu dia em oração
Oitava da Páscoa: A Paz esteja com vocês
No Templo, cheio da coragem infundida pelo Espírito, Pedro anuncia a ressurreição de Jesus, Aquele que foi morto pelos poderosos, e o poder da cura pela fé em seu Nome. Pede ao povo que se arrependa dos pecados e se converta ao Reino anunciado por Jesus.
1ª Leitura
O homem curado não deixava mais Pedro e João. E todo o povo assombrado, foi correndo ao chamado «Pórtico de Salomão.» Pedro se dirigiu ao povo: «Israelitas, por que vocês se espantam com o que aconteceu? Por que ficam olhando para nós, como se tivéssemos feito esse homem andar com o nosso próprio poder ou piedade? O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vocês o entregaram e o rejeitaram diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. Vocês, porém, renegaram o Santo e o Justo, e pediram clemência para um assassino. Vocês mataram o Autor da vida, mas Deus O ressuscitou dos mortos. E disso nós somos testemunhas. Graças à fé no Nome de Jesus, esse Nome acaba de fortalecer este homem que vocês vêem e reconhecem. A fé em Jesus deu saúde perfeita a esse homem que está na presença de todos vocês. Apesar disso, meus irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, assim como os chefes de vocês. Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado através de todos os profetas: que o seu Messias haveria de sofrer. Portanto, arrependam-se e convertam-se para que os pecados de vocês sejam perdoados. Assim vocês poderão alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E Ele enviará Jesus, o Messias que havia destinado para vocês. No entanto, é necessário que o céu O receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus nos tempos passados pela boca de seus santos profetas. De fato, Moisés afirmou: ‘O Senhor Deus fará surgir, entre os irmãos de vocês, um Profeta como Eu. Escutem tudo o que Ele disser a vocês. Quem não der ouvidos a esse Profeta será eliminado do meio do povo.’ E todos os profetas que falaram desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias. Vocês são filhos dos profetas e dos homens com quem Deus fez a Aliança, quando disse a Abraão: ‘Através da sua descendência, serão abençoadas todas as famílias da terra.’ Após ter ressuscitado o seu servo, Deus O enviou, em primeiro lugar a vocês, para os abençoar e para que cada um se converta de suas maldades.» (At 3,11-26)
Salmo ou Hino
Senhor, como é poderoso o teu nome em toda a terra! O que é o homem, para dele Te lembrares? O ser humano, para que o visites? Tu o fizeste pouco menos do que um deus. Tu o fizeste reinar sobre as obras de tuas mãos, e sob os pés dele tudo colocaste: ovelhas e bois, e as feras do campo; as aves do céu e os peixes do oceano, que percorrem os mares. (Sl 8,2ab.5-9)
Evangelho do dia
Voltando de Emaús, os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus quando Ele partiu o pão. Ainda estavam falando, quando Jesus apareceu no meio deles, e disse: «A paz esteja com vocês.» Espantados e cheios de medo, pensavam estar vendo um espírito. Então Jesus disse: «Por que vocês estão perturbados, e por que o coração de vocês está cheio de dúvidas? Vejam minhas mãos e meus pés: sou Eu mesmo. Toquem-Me e vejam: um espírito não tem carne e ossos, como vocês podem ver que Eu tenho.» E dizendo isso, Jesus mostrou as mãos e os pés. E como eles ainda não estivessem acreditando, por causa da alegria e porque estavam espantados, Jesus disse: «Vocês têm aqui alguma coisa para comer?» Eles ofereceram a Jesus um pedaço de peixe grelhado. Jesus pegou o peixe, e o comeu diante deles. Jesus disse: «São estas as palavras que Eu lhes falei, quando ainda estava com vocês: é preciso que se cumpra tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» Então Jesus abriu a mente deles para entenderem as Escrituras. E continuou: «Assim está escrito: ‘O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e no seu Nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. E vocês são testemunhas disso.» (Lc 24,35-48)
Vivendo a Palavra
É muito bom e necessário que vivamos intensamente a Paixão e a Morte de Jesus de Nazaré. Mas é imprescindível que nos conscientizemos que Ele ressuscitou e continua vivo, conforme prometeu, em nós e no nosso meio. Proclamemos que o Reino do Céu já chegou e, ainda que não em sua plenitude, ele está dentro de nós!
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a amar radicalmente a Boa Notícia anunciada pelo Mestre de Nazaré, e a fazermos dela o fundamento e o objetivo da peregrinação por esta terra abençoada que nos emprestas para que dela cuidemos, usufruamos e partilhemos com os irmãos. E que anunciemos a todos, com nossa vida, o teu Amor Paternal misericordioso! Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.