meu dia em oração
O zelo pela tua casa me consome
A Igreja celebra hoje a festa da dedicação da Basílica de Latrão. As leituras do dia reinterpretam a realidade: os templos – moradas de Deus – somos nós, seus filhos muito amados, e não as edificações de pedra, por mais belas e suntuosas que elas sejam.
1ª Leitura
O campo e a construção de Deus são vocês. Eu, como bom arquiteto, lancei os alicerces conforme o dom que Deus me concedeu; outro constrói por cima do alicerce. Mas cada um veja como constrói! Ninguém pode colocar um alicerce diferente daquele que já foi posto: Jesus Cristo. Vocês não sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e esse templo são vocês. (1Cor 3,9c-11,16-17)
Salmo ou Hino
O Senhor, nossa fortaleza, é Deus! O correr das águas alegra a cidade de Deus, o Altíssimo consagra a sua moradia. Deus está em seu meio: ela é inabalável. Venham ver os atos do Senhor: acaba com guerras, quebra arcos, despedaça lanças, e ateia fogo nos carros. «Rendei-vos e reconhecei: Eu sou Deus, mais alto que os povos, mais alto que a terra!» (Sl 46,2-3.5-6.8-9)
Evangelho do dia
A Páscoa dos judeus estava próxima, e Jesus subiu para Jerusalém. No Templo, Jesus encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados. Então fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo junto com as ovelhas e os bois; esparramou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: «Tirem isso daqui! Não transformem a casa de meu Pai num mercado.» Seus discípulos se lembraram do que diz a Escritura: «O zelo pela tua casa me consome.» Então os dirigentes dos judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?» Jesus respondeu: «Destruam esse Templo, e em três dias eu o levantarei.» Os dirigentes dos judeus disseram: «A construção desse Templo demorou quarenta e seis anos, e tu o levantarás em três dias?» Mas o Templo de que Jesus falava era o seu corpo. Quando ele ressuscitou, os discípulos se lembraram do que Jesus tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. (Jo 2,13-22)
Vivendo a Palavra
Jesus estava sempre inteiro e atento em cada instante de sua vida. A situação no Templo já se tornara rotineira há muito tempo. Todos se acostumaram com ela. Todos? …Menos Jesus! Ele foi capaz de ver a situação com liberdade e de se indignar com o que viu. Para nós, fica a lição: não nos acomodemos com as rotinas, que podem significar situações de morte, de antirreino.
Oração Final
Pai Santo, não permitas que vivamos distraídos e ausentes, sem nos darmos conta da vida que acontece à nossa volta. Faze-nos atentos aos sinais dos tempos, capazes de discernir as ciladas do antirreino, e de agirmos por teu Reino de Amor. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.