meu dia em oração
O Senhor está perto dos corações feridos e salva os desanimados
Sofonias acusa Jerusalém de abandonar os Caminhos do Senhor. Prevê, à sua maneira, o castigo do exílio, mas promete que o Senhor deixará na cidade um povo pobre e fraco, um ‘resto de Israel’ que se refugiará no Nome do Senhor e será justo e verdadeiro. A expressão do Profeta – ‘resto de Israel’ – será repetida outras vezes ao longo dos Textos Sagrados.
1ª Leitura
Ai de Jerusalém, a rebelde, a contaminada, a cidade opressora! Cidade que não escutou o chamado, que não aprendeu a lição. Ela não confiou no Senhor, nem se aproximou do seu Deus. Vou purificar os lábios dos povos, para que todos possam invocar o nome do Senhor e servir a Ele de comum acordo. A oferta, os adoradores vão trazê-la do outro lado dos rios da Etiópia. Nesse dia, você não precisará mais envergonhar-se das ações com que me ofendeu, porque vou tirar do seu meio seus soberbos fanfarrões, e você não se orgulhará no meu Santo Monte. Deixarei em você um povo pobre e fraco, um resto de Israel que se refugiará no Nome do Senhor. Não praticarão mais a injustiça, nem contarão mentiras; não se encontrará mais em suas bocas uma língua mentirosa. Eles poderão pastorear e repousar, e ninguém os incomodará. (Sf 3,1-2.9-13)
Salmo ou Hino
Vou bendizer ao Senhor o tempo todo, seu louvor estará sempre em minha boca. Repitam comigo: O Senhor é grande! Provem e vejam como o Senhor é bom: feliz o homem que nele se abriga. Quem de vocês não deseja a Vida? Então guardem a língua de falar mal e os lábios de dizer mentiras. Evitem o mal e pratiquem o bem, e sem descanso procurem a Paz. O Senhor está perto dos corações feridos, e salva os que estão desanimados. O Senhor resgata a vida de seus servos, e os que nele se abrigam não serão condenados. (Sl 34,2-3.6-7.17-19.23)
Evangelho do dia
Naquele dia, Jesus propôs uma parábola: «O que vocês acham disto? Certo homem tinha dois filhos. Ele foi ao mais velho, e disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’. O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois arrependeu-se, e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Esse respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?» Os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: «O filho mais velho.» Então Jesus lhes disse: «Pois Eu garanto a vocês: os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar antes de vocês no Reino do Céu. Porque João veio até vocês para mostrar o Caminho da Justiça, e vocês não acreditaram nele. Os cobradores de impostos e as prostitutas acreditaram. Vocês, porém, mesmo vendo isso, não se arrependeram para acreditar nele.» (Mt 21,28-32)
Vivendo a Palavra
Mais importante do que fazer promessas, é viver com simplicidade o Caminho que a nossa consciência nos indica como o mais parecido com aquele por onde Jesus seguiria se estivesse no nosso lugar. Queremos ser Igreja que viva a Palavra de Deus, que antecipe o Reino do Céu e não apenas repetidores de conceitos abstratos, de palavras vazias.
Oração Final
Pai querido, que ouves os simples e os pobres! Em cada momento de prece que fazemos nós nos lembramos, cheios de confiança e gratidão, da oração que teu Filho Unigênito nos ensinou. Dá-nos sabedoria, vontade e força suficientes para fazer daquelas palavras o nosso programa existencial, transformando em vida cada desejo que ali lembramos e expressamos. Pelo mesmo Jesus, o Cristo teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.