meu dia em oração
O Senhor é minha Luz e Salvação: de quem terei medo?
O ‘Segundo Isaías’ viveu no tempo do exílio da Babilônia, e promete que Deus reconduzirá Israel à sua Casa, Jerusalém. Na nossa releitura, o Servo é Jesus de Nazaré. Descrição perfeita, mas sabemos que o Pai o ressuscitará ao terceiro dia. Ele está no meio de nós!
1ª Leitura
Vejam o meu Servo, a quem Eu sustento: Ele é o meu Escolhido, nele tenho o meu agrado. Eu coloquei sobre Ele o meu Espírito, para que promova o Direito entre as Nações. Ele não gritará nem clamará, nem fará ouvir a sua Voz na praça. Não quebrará a cana que já está rachada, nem apagará o pavio que está para se apagar. Promoverá fielmente o Direito; não desanimará, nem Se abaterá, até implantar o Direito na terra e a Lei que as ilhas esperam. Assim diz o Deus que criou o Céu e o estendeu; que firmou a terra e tudo o que ela produz; Ele dá Respiração ao povo que nela habita e o Espírito aos que sobre ela caminham: «Eu, o Senhor, chamei Você para a Justiça, tomei-O pela mão, e Lhe dei Forma, e O coloquei como Aliança de um povo e Luz para as nações. Para Você abrir os olhos dos cegos, para tirar os presos da cadeia, e do cárcere os que vivem no escuro. (Is 42,1-7)
Salmo ou Hino
O Senhor é minha Luz e Salvação: de quem terei medo? Quando os malfeitores avançam contra mim, são eles, meus adversários, que tropeçam e caem. Que um exército acampe contra mim! Meu coração não tremerá! Que uma guerra estoure! Ainda assim estarei confiante! Espero ver a bondade do Senhor na terra dos Vivos. Espere no Senhor, fortaleça seu coração e confie! (Sl 27,1-3.13-14)
Evangelho do dia
Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde morava Lázaro, que Ele havia ressuscitado dos mortos. Aí ofereceram um jantar para Jesus. Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Jesus. Então Maria levou quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro. Ungiu com ele os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. A casa inteira se encheu com o perfume. Judas Iscariotes, um dos discípulos, aquele que ia trair Jesus, disse: «Por que esse perfume não foi vendido por trezentas moedas de prata, para dar aos pobres?» Judas disse isso não porque se preocupava com os pobres, mas porque era um ladrão. Ele tomava conta da bolsa comum e roubava do que era depositado nela. Jesus, porém, disse: «Deixe-a. Ela guardou esse perfume para Me ungir no dia do meu sepultamento. No meio de vocês sempre haverá pobres; enquanto Eu não estarei sempre com vocês.» Muitos judeus ficavam sabendo que Jesus estava aí em Betânia. Então foram aí não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Então os chefes dos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque, por causa dele, muitos judeus deixavam seus chefes e acreditavam em Jesus. (Jo 12,1-11)
Vivendo a Palavra
O Mestre, que sempre preferira servir, desta vez deixa-se servir por Maria, acolhendo o perfume que ela trazia. E justifica o seu cuidado dispendioso, anunciando que o gesto viria a ser útil, pois Ele caminhava para a morte – passo necessário para a Ressurreição final. Cuidemos com carinho e generosidade do culto ao Pai Misericordioso, oferecendo-Lhe como incenso, os frutos do nosso trabalho.
Oração Final
Pai Santo, que és Fonte de Amor e Compaixão, aceita a nossa oferta singela. Não temos o nardo puro com que Maria ungiu os pés de Jesus, mas o perfume da nossa vontade de anunciar o teu Reino de Amor a toda humanidade, seguindo o teu Filho Unigênito que se fez humano como nós em Jesus de Nazaré – Ele que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.