meu dia em oração
O Senhor é minha luz e salvação: de quem terei medo?
No tempo em que Paulo escrevia a sua Primeira Carta aos Tessalonicenses, havia se criado certa ansiedade a respeito da proximidade da volta de Cristo. O Apóstolo tenta acalmar os fiéis, sugerindo que a vida siga sua normalidade, com os cristãos se encorajando mutuamente.
1ª Leitura
No que diz respeito ao tempo e circunstâncias, não preciso escrever nada para vocês, irmãos. Vocês já sabem que o dia do Senhor chegará como ladrão à noite. Quando as pessoas disserem: «Estamos em paz e segurança», então de repente a ruína cairá sobre elas, como dores do parto para a mulher grávida, e não conseguirão escapar. Mas vocês, irmãos, não vivem em trevas, de tal modo que esse dia possa surpreendê-los como um ladrão. Porque todos vocês são filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Portanto, não fiquemos dormindo como os outros. Estejamos acordados e sóbrios. Pois Deus não nos destinou à sua ira, e sim para a salvação através de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual morreu por nós a fim de que, acordados ou dormindo, fiquemos unidos a Ele. Portanto, consolem-se mutuamente e ajudem-se uns aos outros a crescer, como aliás vocês já estão fazendo. (1Ts 5,1-6.9-11)
Salmo ou Hino
O Senhor é minha luz e salvação: de quem terei medo? Quando os malfeitores avançam contra mim, são meus adversários e inimigos, que caem. Que um exército acampe contra mim! Meu coração não tremerá! Uma coisa peço ao Senhor, e só essa eu procuro: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para gozar a doçura do Senhor e contemplar seu Templo. (Sl 27,1.4.13-14)
Evangelho do dia
Jesus foi a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. Na sinagoga havia um homem possuído pelo espírito de um demônio mau, que gritou em alta voz: «O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem Tu és: Tu és o Santo de Deus!» Jesus o ameaçou, dizendo: «Cale-se, e saia dele!» Então o demônio jogou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. O espanto tomou conta de todos, e eles comentavam entre si: «Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos maus com autoridade e poder, e eles saem.» E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza. (Lc 4,31-37)
Vivendo a Palavra
O Evangelho aponta para a missão libertadora de Cristo. Ele a delegou a nós e, portanto, esta é a missão de sua Igreja. Assim como ao nosso Mestre, também a nós não cabe apenas impor regras e obrigações aos irmãos, mas nossa primeira missão é aliviar as suas dores, libertá-los de suas ansiedades e de suas prisões.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos solidários com os homens e mulheres que colocaste ao nosso lado na caminhada por este mundo, que já é sinal do teu Reino de Amor. Que nós cuidemos antes deles do que da nossa própria segurança ou conforto, seguindo o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.