meu dia em oração
O Senhor é minha luz e salvação
Ainda que morra prematuramente, o justo encontrará repouso. Velhice honrada não consiste em ter vida longa, nem é medida pelo número de anos. Os cabelos brancos do homem valem pela sua sabedoria, e a velhice pela sua vida sem manchas. O justo agradou a Deus, e Deus o amou. Como ele vivia entre os pecadores, Deus o transferiu. Foi arrebatado, para que a malícia não lhe pervertesse os sentimentos, ou para que o engano não o seduzisse. De fato, o fascínio do vício obscurece os verdadeiros valores, e a força da paixão perverte a mente que não tem malícia. Amadurecido em pouco tempo, o justo atingiu a plenitude de uma vida longa. A alma dele era agradável ao Senhor, e este se apressou em tirá-lo do meio da maldade. Muita gente vê isso, mas não compreende nada; não reflete que a graça e a misericórdia de Deus são para os seus escolhidos, e a proteção dele é para os seus santos. (Sb 4,7-15)
1ª Leitura
Porque por causa da falta de um só homem reinou a morte, com muito mais razão reinarão na vida aqueles que recebem a abundância da graça e do dom da justiça, por meio de Jesus Cristo. Portanto, assim como pela falta de um só resultou a condenação para todos os homens, do mesmo modo foi pela justiça de um só que resultou para todos os homens a justificação que dá a vida. Assim como, pela desobediência de um só homem, todos se tornaram pecadores, do mesmo modo, pela obediência de um só, todos se tornarão justos. A Lei sobreveio para dar plena consciência da falta; mas, onde foi grande o pecado, foi bem maior a Graça, para que, assim como o pecado havia reinado através da morte, do mesmo modo a Graça reine através da Justiça para a Vida Eterna, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (Rm 5,17-21)
Salmo ou Hino
O Senhor é minha luz e salvação: de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida: frente a quem tremerei? Uma coisa peço ao Senhor, e só essa procuro: é habitar na Casa do Senhor todos os dias de minha vida, para gozar a doçura do Senhor e contemplar o seu Templo. Senhor, escuta meu apelo, tem piedade, responde-me! «Procurem minha Face!» É tua Face que eu procuro, Senhor. Não me escondas a tua Face. Espero ver a bondade do Senhor na terra dos Vivos. Espere nele, seja firme! Fortaleça seu coração, e confie no Senhor! (Sl 27,1.4.7.8b.9a.13-14)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou tudo a Mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar. Venham para Mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e Eu lhes darei descanso. Carreguem a minha carga e aprendam de Mim, porque sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas vidas. Porque a minha carga é suave e o meu fardo é leve.» (Mt 11,25-30)
Vivendo a Palavra
«Vocês encontrarão descanso para suas vidas!» Longe de aconselhar atitudes de medo diante da morte ou de pavor frente às visões terríveis do fim, Jesus quer que nos preparemos com alegria e cheios de esperança para o nosso encontro com o Pai Misericordioso, que Ele promete para coroar a caminhada por esta terra abençoada, que já é parte do Reino do Céu.
Oração Final
Pai, que és a nossa Luz e Salvação, ensina-nos a acolher a nossa própria morte como porta para a Vida, que se abre ao futuro glorioso, e não como fim melancólico desta existência. Que a nossa opção pelo seguimento de Jesus na caminhada por este mundo abençoado nos confirme na esperança de que, morrendo com Ele, também com Ele ressuscitaremos para a Vida Plena junto a Ti, no Reinado do Amor.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.