meu dia em oração
O Senhor é justo, e os corações retos contemplarão sua face
Em rico simbolismo, lemos hoje as palavras finais do Livro dos Atos dos Apóstolos e do Evangelho de João. Amanhã, dia de Pentecostes, o Espírito Santo nos guiará para ultrapassar essas palavras e mergulharmos nos Mistérios de Jesus Cristo e de sua Igreja.
1ª Leitura
Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, sob a vigilância de um soldado. Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou: «Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro, e assim fui entregue nas mãos dos romanos. Interrogado por eles no tribunal e, não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. É por isso que eu pedi para ver vocês e para lhes falar, pois estou carregando esta corrente justamente por causa da esperança de Israel.» Paulo morou dois anos numa casa alugada, vivendo às custas do seu próprio trabalho. Recebia a todos os que o procuravam, pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo. (At 28,16-20.30-31)
Salmo ou Hino
Eu me abrigo no Senhor. Por que vocês me dizem: «Foge para os montes, passarinho, porque os injustos retesam o arco para atirar contra os corações retos. Quando os fundamentos se corrompem, o que pode o justo fazer?» O Senhor, porém, fará chover sobre os injustos brasas e enxofre. Porque o Senhor é justo, e os corações retos contemplarão sua face. Aleluia, aleluia, aleluia! (Sl 11,4-5.7)
Evangelho do dia
Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que estivera bem perto de Jesus durante a ceia e que havia perguntado: «Senhor, quem é que vai traí-lo?» Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: «Senhor, o que vai acontecer a ele?» Jesus respondeu: «Se Eu quero que ele viva até que Eu venha, o que é que você tem com isso? Quanto a você, siga-me.» Então correu a notícia entre os irmãos de que aquele discípulo não iria morrer. Porém Jesus não disse que ele não ia morrer, mas disse: «Se Eu quero que ele viva até que Eu venha, o que é que você tem com isso?» Este é o discípulo que deu testemunho dessas coisas e que as escreveu. E nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que não caberiam no mundo os livros que seriam escritos. (Jo 21,20-25)
Vivendo a Palavra
Assim termina o Evangelho de João. Deixa aberta ampla estrada para as muitas lembranças de outras coisas que Jesus fez e que aqui não foram escritas. Recordações que o Espírito Santo vai revelando história afora no meio do Povo de Deus e são anunciadas carinhosamente pela Tradição da Igreja de Jesus.
Oração Final
Pai Santo, nós te damos graças pelos santos Evangelhos que nos deste. Tu, que inspiraste os seus autores, ilumina-nos em sua leitura. Que através das palavras que eles mostram – tão humanas… – nós encontremos a pessoa de Jesus, o Cristo teu Filho que se fez nosso irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.