meu dia em oração
«O Senhor é grande!»
A Carta aos Romanos trata hoje de um tema fundamental para a nossa fé: compara o pecado, que entrou no mundo através de um só homem – Adão –, com a graça de Deus. Onde foi grande o pecado, foi bem maior a graça, que reina para a Vida Eterna e chegou até nós por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo.
1ª Leitura
Assim como o pecado entrou no mundo através de um só homem e com o pecado veio a morte, assim também a morte atingiu todos os homens, porque todos pecaram. De fato, já antes da Lei existia pecado no mundo, embora o pecado não possa ser levado em conta quando não existe Lei. Ora, a morte reinou de Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não haviam pecado, cometendo uma transgressão igual à de Adão, o qual é figura daquele que devia vir. O dom da graça, porém, não é como a falta. Se todos morreram devido à falta de um só, muito mais abundantemente se derramou sobre todos a graça de Deus e o dom gratuito de um só homem, Jesus Cristo. Porque se através de um só homem reinou a morte por causa da falta de um só, com muito mais razão reinarão na vida aqueles que recebem a abundância da graça e do dom da justiça, por meio de um só: Jesus Cristo. Portanto, assim como pela falta de um só resultou a condenação para todos os homens, do mesmo modo foi pela justiça de um só que resultou para todos os homens a justificação que dá a vida. Assim como, pela desobediência de um só homem, todos se tornaram pecadores, do mesmo modo, pela obediência de um só, todos se tornarão justos; mas, onde foi grande o pecado, foi bem maior a graça, para que, assim como o pecado havia reinado através da morte, do mesmo modo a graça reine através da justiça para a vida eterna, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (Rm 5,12-15b.17-19.20b-21)
Salmo ou Hino
Não queres sacrifício, nem oferta. Tu não pedes holocausto pelo pecado. Então eu digo: «Aqui estou». Meu Deus, eu quero ter a tua lei dentro de minhas entranhas. Anunciei a tua justiça, e não fechei os meus lábios: Senhor, Tu o sabes. Exultem e se alegrem contigo, todos aqueles que Te buscam! Os que amam a tua salvação repitam sempre: «O Senhor é grande!» (Sl 40,7-10.17)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus falou assim aos seus discípulos: «Estejam com os rins cingidos e com as lâmpadas acesas. Sejam como homens que estão esperando o seu senhor voltar da festa de casamento: tão logo ele chega e bate, eles imediatamente vão abrir a porta. Felizes dos empregados que o senhor encontra acordados quando chega. Eu garanto a vocês: ele mesmo se cingirá, os fará sentar à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão se assim os encontra!» (Lc 12,35-38)
Vivendo a Palavra
Mais uma vez Jesus nos adverte para que estejamos vigilantes: ‘com os rins cingidos e lâmpadas acesas’, isto é, preparados para atender prontamente ao chamado do Senhor, que nos convocará em um tempo que não sabemos qual será. Estar vigilante não é ficar parado, esperando, mas é viver ativos o tempo presente e fazer com alegria e gratidão o que deve ser feito agora.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a sabedoria de viver o dia que chamamos ‘hoje’. Que nós saibamos construir nesta terra abençoada os sinais do teu Reino de Amor, com as lições aprendidas do passado e direcionados pela esperança que nos vem do nosso futuro glorioso. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.