meu dia em oração
O Senhor é compaixão, lento para a cólera e cheio de amor
Preciosas lições de Paulo aos coríntios: não devemos nos fechar em nós mesmos, mas estar abertos ao Espírito que nos mostrará as coisas do Alto. E começa a tratar do tema que ocupará boa parte de sua carta: os dons que recebemos gratuitamente de Deus Pai.
1ª Leitura
Pois o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus. Quem conhece a fundo a vida íntima do homem é o espírito do homem que está dentro dele. Da mesma forma, só o Espírito de Deus conhece o que está em Deus. Quanto a nós, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecermos os dons da graça de Deus. Para falar desses dons, não usamos a linguagem ensinada pela sabedoria humana, mas a linguagem que o Espírito ensina, falando de realidades espirituais em termos espirituais. Fechado em si mesmo, o homem não aceita o que vem do Espírito de Deus. É uma loucura para ele, e não pode compreender, porque são coisas que devem ser avaliadas espiritualmente. Ao contrário, o homem espiritual julga a respeito de tudo, e por ninguém é julgado. Pois, quem conhece o pensamento do Senhor para lhe dar lições? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo. (1Cor 2,10b-16)
Salmo ou Hino
O Senhor é compaixão, lento para a cólera e cheio de amor. Ele é bom para todos. Que tuas obras te agradeçam, Senhor, e teus fiéis te bendigam. Proclamem a glória do teu reino, para anunciar tuas façanhas aos homens e a majestade gloriosa do teu reino. Teu reino é reino para os séculos. O Senhor é fiel às suas palavras, ampara todos os que caem. (Sl 145,8-14)
Evangelho do dia
Jesus foi a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. Na sinagoga havia um homem possuído pelo espírito de um demônio mau, que gritou em alta voz: «O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!» Jesus o ameaçou, dizendo: «Cale-se, e saia dele!» Então o demônio jogou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. O espanto tomou conta de todos, e eles comentavam entre si: «Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos maus com autoridade e poder, e eles saem.» E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza. (Lc 4,31-37)
Vivendo a Palavra
A missão de Jesus é a missão da Igreja e, portanto, a nossa missão: trazer, pela fé, a libertação aos irmãos que padecem de dores e doenças; aos que estão possuídos por sentimentos que escravizam e entristecem o coração, como ódio, desejo de vingança, inveja e egoísmo.
Oração Final
Pai Santo, infunde em nós os mesmos sentimentos que animavam os discípulos de Jesus em sua peregrinação. Dá-nos a alegria, a simplicidade e o desapego aos bens efêmeros que a ferrugem corrói. Ajuda-nos, Pai querido, para que sejamos discípulos missionários do Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.