meu dia em oração
O Senhor é Bom Pai, Ele é rico em Misericórdia
Na leitura do Gênesis nós vemos, tomados pelo encantamento, o cuidado com que o Criador prepara o ambiente para acolher o ser humano. Cada detalhe era examinado e atestado como ‘bom’. Tudo era bom. Qual é o grau de nosso reconhecimento e gratidão pelas maravilhas da Criação?
1ª Leitura
No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas. Deus disse: «Que exista a luz!» E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz das trevas: à luz Deus chamou «dia», e às trevas chamou «noite». Houve uma tarde e uma manhã: foi o primeiro dia. Deus disse: «Que exista um firmamento no meio das águas para separar águas de águas!» Deus fez o firmamento para separar as águas que estão acima do firmamento das águas que estão abaixo do firmamento. E assim se fez. E Deus chamou ao firmamento «céu». Houve uma tarde e uma manhã: foi o segundo dia. Deus disse: «Que as águas que estão debaixo do céu se ajuntem num só lugar, e apareça o chão seco». E assim se fez. E Deus chamou ao chão seco «terra», e ao conjunto das águas «mar». E Deus viu que era bom. Deus disse: «Que a terra produza relva, ervas que produzam semente, e árvores que deem frutos sobre a terra, frutos que contenham semente, cada uma segundo a sua espécie». E assim se fez. E a terra produziu relva, ervas que produzem semente, cada uma segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto com a semente, cada uma segundo a sua espécie. E Deus viu que era bom. Houve uma tarde e uma manhã: foi o terceiro dia. Deus disse: «Que existam luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite e para marcar festas, dias e anos; e sirvam de luzeiros no firmamento do céu para iluminar a terra». E assim se fez. E Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para regular o dia, o luzeiro menor para regular a noite, e as estrelas. Deus os colocou no firmamento do céu para iluminar a terra, para regular o dia e a noite e para separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom. Houve uma tarde e uma manhã: foi o quarto dia. (Gn 1,1-19)
Salmo ou Hino
Bendiga ao Senhor, ó minha alma! Meu Deus, como és Grande! Assentaste a terra inabalável sobre suas bases. Cobriste a terra com o manto do oceano, e as águas pousaram por cima das montanhas. Como são numerosas as tuas Obras! A todas fizeste com Sabedoria. A terra está repleta das tuas criaturas. Bendiga ao Senhor, minha alma! Aleluia! (Sl 104,1-2a.5-6.10.12.24.31b.35c)
Evangelho do dia
Naquela hora, acabaram de atravessar o mar, chegaram à terra, em Genesaré, e amarraram a barca. Logo que desceram da barca, as pessoas logo reconheceram Jesus. Iam de toda a região, levando os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. E onde Ele chegava, tanto nos povoados como nas cidades ou nos campos, colocavam os doentes nas praças e pediam que pudessem ao menos tocar a barra da roupa de Jesus. E todos os que tocaram, ficaram curados. (Mc 6,53-56)
Vivendo a Palavra
A obra da Criação chegou à plenitude com a Encarnação do Filho Unigênito de Deus. O Cristo, Ungido, veio na simplicidade de um ser humano – Jesus de Nazaré. Ele estava no mundo para curar e libertar a humanidade. E curou e libertou os irmãos em toda a sua vida. Delegou a seus seguidores – que hoje somos nós, a sua Igreja – a missão de continuar o anúncio que trouxe para todos: o Reino do Céu está próximo! Ele está dentro de nós para ser conquistado.
Oração Final
Pai nosso, a Ti elevamos a nossa alma e o teu Amor nos acompanha em todos os dias da vida. Nós damos graças pelas maravilhas que criaste: pelo universo, pela vida, pelos homens e mulheres, nossos companheiros de jornada neste Planeta-jardim encantado. E te agradecemos, sobretudo, amado Pai, pelo Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão em Jesus de Nazaré, viveu entre nós fazendo o Bem e hoje, ressuscitado, contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.