meu dia em oração
O sábado foi feito para servir ao homem
Observe o dia de sábado, para santificá-lo. Trabalhe durante seis dias. O sétimo dia, porém, é o sábado de seu Deus. Não faça trabalho nenhum. Desse modo, seu escravo e sua escrava poderão repousar como você. Lembre-se: você foi escravo no Egito e seu Deus o tirou de lá com mão forte e braço estendido. Por isso Ele ordenou que você guardasse o sábado. (Dt 5,12-15)
1ª Leitura
Pois o Deus que disse: «Do meio das trevas brilhe a luz!» foi Ele mesmo que reluziu em nossos corações para fazer brilhar o conhecimento da glória de Deus, que resplandece na face de Cristo. Todavia, esse tesouro nós o levamos em vasos de barro, para que todos reconheçam que esse incomparável poder pertence a Deus e não é propriedade nossa. Somos atribulados por todos os lados, mas não desanimamos; somos postos em extrema dificuldade, mas não somos vencidos por nenhum obstáculo; somos perseguidos, mas não abandonados; prostrados por terra, mas não aniquilados. Sem cessar e por toda parte levamos em nosso corpo a morte de Jesus, a fim de que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. De fato, embora estejamos vivos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, a fim de que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. (2Cor 4,6-11)
Salmo ou Hino
Aclamem a Deus. Toquem a harpa e a cítara. Toquem a trombeta pelo novo mês, na lua cheia, dia da nossa festa. Porque é uma lei para Israel, quando ele saiu da terra do Egito. Ouço uma linguagem desconhecida: «Eu removi a carga de seus ombros. Você clamou na opressão, e Eu o libertei. Nunca adore deus estrangeiro. Eu sou seu Deus, que o tirei do Egito.» (Sl 81,2a.3-8a.10-11b)
Evangelho do dia
Num dia de sábado, Jesus estava passando por uns campos de trigo. Os discípulos iam abrindo caminho e arrancando as espigas. Então os fariseus perguntaram a Jesus: «Vê: por que os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido em dia de sábado?» Jesus perguntou aos fariseus: «Vocês nunca leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam passando necessidade e sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu dos pães oferecidos a Deus e os deu também para os seus companheiros. No entanto só os sacerdotes podem comer desses pães.» E Jesus acrescentou: «O sábado foi feito para servir ao homem, e não o homem para servir ao sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor até mesmo do sábado.» Jesus entrou de novo na sinagoga, onde estava um homem com a mão seca. Havia aí algumas pessoas espiando, para verem se Jesus ia curá-lo em dia de sábado, e assim poderem acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: «Levante-se e fique no meio.» Depois perguntou aos outros: «O que é que a Lei permite no sábado: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matá-la?» Mas eles não disseram nada. Jesus então olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eles eram duros de coração. Depois disse ao homem: «Estenda a mão.» O homem estendeu a mão e ela ficou boa. Logo depois, os fariseus saíram da sinagoga e, junto com alguns do partido de Herodes, faziam um plano para matar Jesus. (Mc 2,23-3,6)
Vivendo a Palavra
Os contemporâneos de nosso Mestre haviam se tornado escravos da letra da Lei. O Templo e o Sábado exigiam deles pesadas obrigações e sacrifícios. Jesus, entretanto, viveu e lhes ensinou um sentido novo e libertador: o sábado foi feito para o homem e o Templo em que o Pai Misericordioso deseja habitar são os seus filhos e não casas de pedra, por muito belas que elas sejam….
Oração Final
Pai Santo, faze de nossos corações um lar acolhedor para o teu Espírito. Que Ele nos conduza nos momentos de oração e nas nossas relações com os companheiros de caminhada e com a Natureza. Ajuda-nos, Pai amado, para que sejamos compassivos, generosos e, unidos, gozemos desde agora a tua Presença, enquanto voltamos para o Lar Paterno e o teu abraço acolhedor. Pelo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.