meu dia em oração
O Reino é partilha: dom e também missão
Jó é o justo, antes abençoado, mas agora atormentado pelo sofrimento. Por que Deus permite o sofrimento do justo? O Livro de Jó não responde a esta pergunta, mas mostra como podemos lidar com o nosso sofrimento quando somos atingidos por ele.
1ª Leitura
Então Jó respondeu: «Eu sei muito bem que é assim. Como pode um homem ter razão diante de Deus? Se alguém quisesse disputar com Deus, este não lhe responderia uma só vez entre mil. Qual o sábio ou forte que se opôs a ele, e saiu ileso? Ele desloca as montanhas sem que elas percebam e, na sua ira, as arranca do lugar. Ele abala os alicerces da terra, e as colunas dela estremecem. Ele manda que o sol não se levante, e esconde as estrelas. Ele sozinho estende o céu, e caminha sobre as ondas do mar. Ele criou a Ursa e o Órion, as Plêiades e constelações do Sul. Ele faz prodígios insondáveis e maravilhas sem conta. Ele passa junto a mim, e eu não o vejo. Roça em mim, e eu nem sinto. Se apanha uma presa, quem a tirará dele? Quem poderá dizer-lhe: ‘O que estás fazendo?’ Muito menos eu lhe poderei responder, ou escolher argumentos contra ele. Mesmo que eu tivesse razão, não receberia resposta, e teria que implorar misericórdia ao meu juiz. Mesmo que eu o convocasse e ele me respondesse, não creio que me daria atenção. (Jó 9,1-12.14-16)
Salmo ou Hino
Que minha prece chegue a Ti. Eu Te invoco o dia todo: «As sombras se levantarão para Te louvar? Falarão do teu amor nas sepulturas, e no reino da morte? Conhecem tuas maravilhas, e a justiça na terra do esquecimento?» Mas eu grito para Ti, Senhor, minha prece chega a Ti pela manhã. Senhor, por que me rejeitas e escondes de mim a tua face? (Sl 88,3a.10b-15)
Evangelho do dia
Enquanto iam andando, alguém no caminho disse a Jesus: «Eu te seguirei para onde quer que fores.» Mas Jesus lhe respondeu: «As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.» Jesus disse a outro: «Siga-me.» Esse respondeu: «Deixa primeiro que eu vá sepultar meu pai.» Jesus respondeu: «Deixe que os mortos sepultem seus próprios mortos; mas você, vá anunciar o Reino de Deus.» Outro ainda lhe disse: «Eu te seguirei, Senhor, mas deixa primeiro que eu vá me despedir do pessoal de minha casa.» Mas Jesus lhe respondeu: «Quem põe a mão no arado e olha para trás, não serve para o Reino de Deus.» (Lc 9,57-62)
Vivendo a Palavra
Para entrar no Reino do Céu devemos seguir Jesus. A opção precisa ser radical. Não cabe olharmos para trás, cheios de apego ao passado, ou ficarmos seduzidos pelos bens passageiros da terra, enquanto buscamos o tesouro definitivo. O Reino é partilha: dom e também missão. Temos que abraçar o projeto do Cristo e nos jogarmos inteiros nessa maravilhosa aventura.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos força e coragem para fazermos nossa opção radical de vida pelo teu Reino de Amor. Faze-nos generosos para partilhá-lo com os irmãos de peregrinação, seguindo o Caminho, a Verdade e a Vida – o Cristo Jesus, teu Filho, que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.