meu dia em oração
O Reino do Céu está próximo
Ozeias alerta a Israel sobre o seu engano: a riqueza e a prosperidade que gozava eram apenas aparentes. O abandono da aliança com o Senhor seria logo castigado tão duramente que os habitantes pediriam aos montes que os cobrissem para fugir da ira de Deus.
1ª Leitura
Israel era uma parreira exuberante que produzia uvas com fartura. Quanto mais frutos produzia, mais multiplicava seus altares; quanto mais rico se tornava o país, mais enriqueciam os monumentos pagãos. O coração deles está dividido. Mas, agora, eles vão pagar: o próprio Deus derrubará seus altares e arrasará seus monumentos pagãos. Então eles vão dizer: «Nós não temos um rei, porque não tememos a Javé. Mesmo que tivéssemos um rei, o que ele poderia fazer por nós?» Samaria desaparece com seu rei, como graveto arrastado pela água. Serão destruídos os lugares altos da idolatria, o pecado de Israel. Espinhos e mato crescerão sobre seus altares. Então eles gritarão às montanhas: «Cubram-nos»; e às colinas: «Caiam sobre nós». Semeiem conforme a justiça e colham o fruto do amor. Cultivem um campo novo, porque é tempo de procurar a Javé, até que ele venha e faça chover sobre vocês a justiça. (Os 10,1-3.7-8.12)
Salmo ou Hino
Cantem para Ele, recitem suas maravilhas! Gloriem-se do seu nome santo, alegre-se o coração dos que buscam o Senhor! Procurem o Senhor e sua força, busquem sua face. Recordem as maravilhas que Ele fez, os prodígios e as suas sentenças. Descendência de Abraão, seu servo, filhos de Jacó, seu escolhido! O nosso Deus é o Senhor, ele governa a terra inteira. (Sl 105,2-7)
Evangelho do dia
Então Jesus chamou seus discípulos e lhes deu poder para expulsar os espíritos maus e para curar qualquer tipo de doença e enfermidade. São estes os nomes dos Doze Apóstolos: primeiro Simão, chamado Pedro, e seu irmão André; Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou os Doze com estas recomendações: «Não tomem o caminho dos pagãos, e não entrem nas cidades dos samaritanos. Vão primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel. Vão e anunciem: ‘O Reino do Céu está próximo’.» (Mt 10,1-7)
Vivendo a Palavra
O Reino do Céu não é uma linha de montagem, produção em série. Assim como os apóstolos foram chamados um a um por Jesus, também nós somos escolhidos pelo Pai Misericordioso, cada um pelo nosso próprio nome, com a missão de viver já aqui e agora o seu Reinado de Amor (ainda que não em sua plenitude) e anunciá-lo aos companheiros peregrinos.
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a reconhecer e acolher o teu carinho e o teu cuidado pessoal conosco e com todas as tuas criaturas. Faze de nós fontes perenes de alegria e fraternidade neste mundo que nos emprestas para ser desfrutado e bem cuidado. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.