meu dia em oração
O Reino do Céu é como um tesouro escondido no campo
O Senhor apareceu em sonho a Salomão e lhe disse: «Peça o que quiseres e Eu te darei.» Salomão respondeu: «Senhor meu Deus, és Tu que fazes teu servo reinar no lugar de meu pai Davi. Eu sou jovem e não sei como governar o povo que escolheste, tão numeroso que não se pode contar nem calcular. Ensina-me a ouvir, para que eu saiba governar o teu povo e discernir entre o Bem e o Mal. Pois quem poderia governar esse povo tão numeroso?» Agradou ao Senhor que Salomão tivesse pedido essas coisas. Então Deus disse para ele: «Porque você pediu isso, e não vida longa para você, nem riquezas, nem a morte de seus inimigos, mas discernimento para ouvir e julgar, Eu farei o que você pediu. Darei a você mente sábia e inteligente, como ninguém teve antes de você e ninguém terá depois.» (1Rs 3,5.7-12)
1ª Leitura
Sabemos que todas as coisas concorrem para o Bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele. Aqueles que Deus antecipadamente conheceu, também os predestinou a serem conformes à imagem do seu Filho, para que Este seja o Primogênito entre muitos irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos. E aos que tornou justos, também os glorificou. (Rm 8,28-30)
Salmo ou Hino
Minha porção, Senhor, é observar a tua Palavra. A Lei da tua Boca é um bem para mim, mais que milhões em ouro e prata. Que o teu Amor seja a minha consolação, conforme a tua Promessa ao teu servo! Que a tua Misericórdia venha até mim, e eu viverei, pois a tua Vontade é a minha delícia. É por isso que eu amo os teus Mandamentos, mais que ao ouro refinado. É por isso que aprecio o teu Preceito e odeio o caminho da mentira. Teus Testemunhos são maravilhas, por isso eu Os guardo. A descoberta da tua Palavra ilumina e traz discernimento aos simples. (Sl 119,57.72.76-77.127-130)
Evangelho do dia
Jesus continuou ensinando aos discípulos: «O Reino do Céu é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens, e compra esse campo. O Reino do Céu é também como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens, e compra essa pérola. O Reino do Céu é ainda como uma rede lançada ao mar. Ela apanha peixes de todo o tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e escolhem: os peixes bons vão para os cestos, os que não prestam são jogados fora. Assim acontecerá no fim dos tempos: os Anjos virão para separar os homens maus dos que são bons. E lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí eles vão chorar e ranger os dentes. Vocês compreenderam?» Eles responderam: «Sim.» Então Jesus acrescentou: «E assim, todo doutor da Lei que se torna discípulo do Reino do Céu é como pai de família que tira do seu baú coisas novas e velhas.» (Mt 13,44-52)
Vivendo a Palavra
Jesus aponta o caminho da coragem para fazermos opções radicais: vender tudo o que temos para nos tornarmos aquilo que já somos no projeto do Pai: cidadãos felizes do Reino de Amor. E fornece a receita: sem desprezar a Tradição – as ‘coisas velhas’, – estarmos atentos às coisas novas inspiradas pelo Espírito – o Magistério e os sinais dos tempos.
Oração Final
Pai muito amado, que nos deste teu Filho, o Cristo, como Irmão e sacramento da tua Presença, inspira-nos sabedoria para discernir o essencial e o acidental, o velho, que ainda deve ser preservado, e o novo, a ser acolhido como dom de teu Espírito. E nos livra do medo que nos inibe de acolher e partilhar o Amor vivido pelo mesmo Cristo Jesus, o Filho Unigênito que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.