meu dia em oração
«O Reino do Céu é como um tesouro escondido no campo»
Jeremias lamenta sua discriminação pela sociedade, por ser fiel ao Senhor. Mas, por fim, recebe a promessa de Javé: o Profeta será feito uma muralha invencível diante do povo, que continuará a combatê-lo, mas não o vencerá, pois o Senhor não lhe faltará.
1ª Leitura
Ai de mim, minha mãe, por que me puseste no mundo! Eu sou homem de litígios e discórdias com todo mundo. Ninguém me deve, e eu também não devo nada; no entanto, todos me amaldiçoam. Quando recebi as tuas palavras, eu as devorava. A tua palavra era festa e alegria para o meu coração, porque eu levava o teu nome, ó Javé, Deus dos exércitos. Nunca me sentei numa roda alegre para me divertir. Forçado por tua mão, eu me sentava sozinho, pois me encheste de cólera. Por que será que a minha dor não tem fim e a minha ferida é tão grave e sem remédio? Ou será que tu te transformaste para mim em rio enganoso e água inconstante? Javé me respondeu: «Se você voltar, farei você voltar e estar a meu serviço. Se você separar o metal da escória, você será a minha boca. Que eles procurem você, e não você a eles. Vou fazer de você, diante desse povo, qual muralha de bronze invencível. Lutarão contra você, e não o vencerão; porque eu estou com você para livrá-lo e salvá-lo – oráculo de Javé. Vou livrar você da mão dos malvados e do punho dos violentos». (Jr 15,10.16-21)
Salmo ou Hino
Meu Deus, livra-me dos meus inimigos! Pois eles espreitam minha vida, os poderosos se reúnem contra mim. Eu olho para ti! Pois tu, ó Deus, tu és a minha fortaleza. Quanto a mim, eu vou aclamar teu amor, porque tu foste minha fortaleza, refúgio no dia da angústia. Ó força minha, vou tocar para ti, porque tu foste a minha fortaleza! (Sl 59,2-5a.10-11.17-18)
Evangelho do dia
Jesus disse aos seus discípulos: «O Reino do Céu é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra esse campo. O Reino do Céu é também como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra essa pérola.» (Mt 13,44-46)
Vivendo a Palavra
Jesus aponta para nós o caminho da prioridade absoluta. Quando descobrimos o Reino de Deus, tudo o mais se torna secundário. Sejamos, além de sábios, corajosos: ‘vendamos’ os bens passageiros, que às vezes nos seduzem tanto, para buscar o Tesouro que a ferrugem não consome e a traça não corrói, mas permanece para a Vida Eterna.
Oração Final
Pai Santo, que o nosso coração, iluminado pelo teu Espírito, possa discernir o Bem Maior – aquele que a nossa inteligência, ávida pelos saberes do mundo, não foi capaz de encontrar: o teu Reino de Amor. E que tenhamos força, Pai querido, para seguir pelos caminhos da vida o Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.