meu dia em oração
O Reino do Céu é como um tesouro escondido
Moisés, que tinha quebrado as tábuas da aliança que o Senhor lhe entregara quando constatou a infidelidade do povo, volta agora para o mesmo povo, com o rosto resplandecente, trazendo novas tábuas, como sinal do perdão e do cuidado paternal do Senhor.
Salmo ou Hino
Exaltem ao Senhor nosso Deus: «Ele é Santo!» Moisés e Aarão, com seus sacerdotes, e Samuel, com os que invocam o seu nome, clamavam ao Senhor e ele respondia. Deus lhes falava da coluna de nuvem, e guardavam os testemunhos dele, e a lei que lhes dera. Exaltem ao Senhor nosso Deus, perante o seu monte santo: «O Senhor nosso Deus é Santo!» (Sl 99,5-7.9)
1ª Leitura
Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, levou nas mãos as duas tábuas da aliança. Ele não sabia que o seu rosto estava resplandecente, por ter falado com Javé. Aarão e todos os filhos de Israel viram que Moisés estava com o rosto resplandecente, e ficaram com medo de se aproximar dele. Moisés, porém, os chamou. Aarão e os chefes da comunidade se aproximaram, e Moisés falou com eles. Depois, todos os filhos de Israel se aproximaram, e Moisés comunicou a eles tudo o que Javé lhe havia dito no alto da montanha do Sinai. Quando Moisés terminou de falar, cobriu o rosto com o véu. Quando Moisés ia até Javé, para falar com ele, retirava o véu até a hora de sair; e ao sair, comunicava aos filhos de Israel o que Deus havia mandado. Os filhos de Israel viam que o rosto de Moisés estava resplandecente. Depois, Moisés cobria o rosto com o véu, até voltar para falar de novo com Javé. (Ex 34,29-35)
Evangelho do dia
«O Reino do Céu é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra, e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens, e compra esse campo. O Reino do Céu é também como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens, e compra essa pérola.» (Mt 13,44-46)
Vivendo a Palavra
As parábolas de Jesus apontam para a necessidade da opção radical de vida. Falam da coragem que precisamos ter para desprezar tesouros sedutores, mas ilusórios, a fim de entrarmos na posse daquele que não nos será tirado e permanecerá para a vida eterna – o Reino do Céu.
Oração Final
Pai Santo, nós hoje Te pedimos o dom do discernimento. Que o teu Espírito esteja em nós e nos dê coragem para ‘vender’ tudo o que temos e que julgamos tão importante, para ‘comprar’ a pérola mais preciosa: o teu Reino de Amor. Por Jesus, o Cristo, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.