meu dia em oração
O Reino do Céu é como um tesouro escondido
O Senhor apareceu a Salomão: «O que lhe posso dar? Peça!» Salomão respondeu: «Ensina-me a ouvir, para que eu saiba governar o teu povo.» Agradou ao Senhor o pedido. «Porque você pediu isso e não vida longa para você, nem riquezas, eu farei o que você pediu.» (1Rs 3,5.7-12)
Salmo ou Hino
Minha porção, Senhor, é observar tuas palavras. Que o teu amor seja a minha consolação! Quanto eu amo a tua vontade! É por isso que eu amo teus mandamentos. Mais que ao ouro refinado eu aprecio os teus preceitos. Teus testemunhos são maravilhas e eu os guardo. A descoberta das tuas palavras ilumina, e traz discernimento aos simples. (Sl 119,57.72.76-77.97a.127-130)
1ª Leitura
Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o projeto dele. Aqueles que Deus antecipadamente conheceu, também os predestinou a serem conformes à imagem do seu Filho, para que este seja o primogênito entre muitos irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos. E aos que tornou justos, também os glorificou. (Rm 8,28-30)
Evangelho do dia
«O Reino do Céu é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra, e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens, e compra esse campo. O Reino do Céu é também como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens, e compra essa pérola. O Reino do Céu é ainda como uma rede lançada ao mar. Ela apanha peixes de todo o tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e escolhem: os peixes bons vão para os cestos, os que não prestam são jogados fora. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são bons. E lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí eles vão chorar e ranger os dentes. Vocês compreenderam tudo isso?» Eles responderam: «Sim.» Então Jesus acrescentou: «E assim, todo doutor da Lei que se torna discípulo do Reino do Céu é como pai de família que tira do seu baú coisas novas e velhas.» (Mt 13,44-52)
Vivendo a Palavra
Nas ‘coisas velhas’ da Lei, havia ‘doutores’. Nas ‘coisas novas’ do Reino do Céu somos todos discípulos. Mergulhemos nas parábolas contadas por Jesus e, trazendo-as para o nosso tempo, questionemos as nossas opções: será que temos sido capazes de ‘vender tudo’ para comprar o tesouro que permanece para a eternidade?
Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a compreender que as parábolas de Jesus não são histórias curiosas para enriquecer nosso conhecimento, mas cada uma delas esconde um segredo que devemos descobrir e tornar realidade em nossa vida. Pelo mesmo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.