meu dia em oração
O Reino de Deus foi revelado aos simples
O Livro do Êxodo continua contando a história de Moisés, hoje narrando o episódio inesquecível da sarça que ardia sem se consumir. De dentro dela falou o Senhor, entregando a Moisés a missão de liderar o seu povo e conduzi-lo da escravidão no Egito para a liberdade na Terra Prometida.
1ª Leitura
Moisés estava pastoreando o rebanho do seu sogro Jetro, sacerdote de Madiã. Levou as ovelhas além do deserto e chegou ao Horeb, a montanha de Deus. O anjo do Senhor apareceu a Moisés numa chama de fogo do meio de uma sarça. Moisés prestou atenção: a sarça ardia no fogo, mas não se consumia. Então Moisés pensou: «Vou chegar mais perto e ver essa coisa estranha: por que será que a sarça não se consome?» O Senhor viu Moisés que se aproximava para olhar. E do meio da sarça Deus o chamou: «Moisés, Moisés!» Ele respondeu: «Aqui estou». Deus disse: «Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é um lugar sagrado». E continuou: «Eu sou o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó». Então Moisés cobriu o rosto, pois tinha medo de olhar para Deus. O clamor dos filhos de Israel chegou até Mim, e Eu estou vendo a opressão com que os egípcios os atormentam. Por isso, vá. Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel». Então Moisés disse a Deus: «Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito?» Deus respondeu: «Eu estou com você, e este é o sinal de que Eu o envio: quando você tirar o povo do Egito, vocês vão servir a Deus nesta montanha». (Ex 3,1-6.9-12)
Salmo ou Hino
Minha alma bendiga ao Senhor e não esqueça nenhum dos seus benefícios. Ele perdoa suas culpas, e cura os seus males. Ele redime sua vida e a coroa de amor e compaixão. O Senhor faz justiça e defende os oprimidos. Revelou seus caminhos a Moisés, e suas façanhas aos filhos de Israel. O Senhor é compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor. (Sl 103,1-4.6-8a)
Evangelho do dia
Naquele tempo, Jesus disse: «Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Meu Pai entregou tudo a Mim. Ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.» (Mt 11,25-27)
Vivendo a Palavra
O Mestre deixa para seus discípulos – que hoje somos nós! – a lição da simplicidade, da humildade, da decisão de nos mantermos eternamente pequeninos. Só assim teremos acesso ao Reino do Pai. É forte a tentação que sentimos de nos tornarmos poderosos e aprender muitas coisas, buscando títulos universitários e nos esquecendo de que o Reino de Deus foi revelado aos simples.
Oração Final
Pai Santo, nós te agradecemos pelos dons que nos dás – especialmente a vida e a fé – e, mais do que tudo, pelo Dom maior: o teu Filho Unigênito, que se fez humano como nós para revelar-Te a nós, os teus filhos. Ajuda-nos, amado Pai, a ouvi-Lo para que possamos segui-Lo pelos caminhos desta vida. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.