meu dia em oração
O Reino de Deus exige nosso esforço para servir aos irmãos
O Apóstolo Paulo aconselha aos discípulos de Éfeso o desempenho correto dos deveres de estado. Quer sejam filhos, pais, escravos ou senhores, que cumpram sua missão com temor e tremor; com simplicidade de coração, seguindo o que Jesus de Nazaré viveu e ensinou.
1ª Leitura
Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honre seu pai e sua mãe’ é o primeiro mandamento, e vem acompanhado de uma promessa: ‘para que você seja feliz e tenha vida longa sobre a terra’. Pais, não deem aos filhos motivo de revolta contra vocês; criem os filhos, educando-os e corrigindo-os como quer o Senhor. Escravos, obedeçam aos seus senhores nesta vida, com temor e tremor, com simplicidade de coração, como a Cristo. Não sirvam somente quando vigiados ou para que os homens os elogiem, mas sejam como servos de Cristo, que cumprem de todo o coração a vontade de Deus. Sirvam de bom grado, como se servissem ao Senhor, e não a homens. Vocês sabem que cada um, escravo ou livre, receberá do Senhor o bem que tiver feito. Senhores, tratem seus servos do mesmo modo. Deixem de lado as ameaças: vocês sabem que tanto eles como vocês têm o mesmo Senhor, que está no céu e não faz distinção de pessoas (Ef 6,1-9)
Salmo ou Hino
Que tuas obras te agradeçam, Senhor, e teus fiéis te bendigam. Proclamem a glória do teu reino e falem das tuas façanhas, para anunciar aos homens a majestade gloriosa do teu reino. Teu reino é reino para os séculos, e teu governo, para gerações. O Senhor é fiel às suas palavras, amoroso nas suas obras. Ampara os que caem e endireita os encurvados. (Sl 145,10-14)
Evangelho do dia
Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: «Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?» Jesus respondeu: «Façam todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo: muitos tentarão entrar, e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês vão ficar do lado de fora. E começarão a bater na porta, dizendo: ‘Senhor, abre a porta para nós!’ E ele responderá: ‘Não sei de onde são vocês’. E vocês começarão a dizer: ‘Nós comíamos e bebíamos diante de ti, e tu ensinavas em nossas praças!’ Mas ele responderá: ‘Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês que praticam injustiça!’ Então haverá aí choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaac e Jacó junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vocês jogados fora. Muita gente virá do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. Vejam: há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.» (Lc 13,22-30)
Vivendo a Palavra
O seguimento de Jesus começa pela porta estreita do desapego e segue pelo caminho áspero da Justiça. É a história da nossa conversão, processo de toda a vida. O mundo tenta nos seduzir com portas largas e estradas convidativas de conforto, de acomodação e de egoísmo. O Reino de Deus exige nosso esforço para servir aos irmãos. A grande descoberta é que é um esforço prazeroso!
Oração Final
Pai Santo, que jamais nos mova o desejo de nos tornarmos primeiros no mundo, mas o de servir a todos e cuidar dos companheiros peregrinos desta terra cheia de encantos, especialmente dos mais pobres e discriminados pelos homens. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.