meu dia em oração
O reino de Deus está no coração de cada um
Deveríamos memorizar o texto de Tiago que lemos hoje. O Apóstolo fala sobre a tendência tão comum nos seres humanos: a discriminação de pessoas, especialmente o favoritismo pelos ricos e o desprezo pelos pobres. E nos lembra que o Reino de Deus é dos pobres.
1ª Leitura
Queridos irmãos, não misturem com certos favoritismos pessoais a fé que vocês têm em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória. Por exemplo: entra na reunião de vocês uma pessoa com anéis de ouro e vestida com elegância; e entra também uma pessoa pobre, vestida com roupas velhas. Suponhamos que vocês deem atenção à pessoa que está vestida com elegância e lhe dizem: «sente-se aqui, neste lugar confortável»; mas dizem à pessoa pobre: «fique aí em pé»; ou então: «sente-se aí no chão, perto do estrado dos meus pés.» Nesse caso, vocês estão fazendo diferença entre vocês mesmos e julgando os outros com péssimos critérios. Ouçam, meus queridos irmãos: não foi Deus quem escolheu os que são pobres aos olhos do mundo, para torná-los ricos na fé e herdeiros do Reino que ele prometeu àqueles que o amam? E, no entanto, vocês desprezaram o pobre! Ora, não são os ricos que oprimem a vocês e os arrastam perante os tribunais? Não são eles que difamam o nome sublime que foi invocado sobre vocês? Se cumprirem a lei mais importante da Escritura: «Ame o seu próximo como a si mesmo», vocês estarão agindo bem. Mas, se vocês fazem diferença entre as pessoas, estão cometendo pecado, e a Lei os condena como culpados. (Tg 2,1-9)
Salmo ou Hino
Vou bendizer ao Senhor o tempo todo, seu louvor estará sempre em minha boca. Eu me orgulho por causa do Senhor: que os pobres ouçam e fiquem alegres. Repitam comigo: O Senhor é grande! Consultei ao Senhor, Ele me respondeu, e me livrou dos temores. Olhem para Ele e ficarão felizes, o rosto de vocês não ficará envergonhado. Este pobre gritou, o Senhor ouviu. (Sl 34,2-7)
Evangelho do dia
Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho, Ele perguntou a seus discípulos: «Quem dizem os homens que Eu sou?» Eles responderam: «Alguns dizem que Tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas.» Então Jesus perguntou-lhes: «E vocês, quem dizem que Eu sou?» Pedro respondeu: «Tu és o Messias.» Então Jesus proibiu severamente que eles falassem a alguém a respeito dele. Em seguida, Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo: «O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos chefes dos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto, e ressuscitar depois de três dias.» E Jesus dizia isso abertamente. Então Pedro levou Jesus para um lado e começou a repreendê-Lo. Jesus virou-Se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: «Fique longe de Mim, Satanás! Você não pensa as coisas de Deus, mas as coisas dos homens.» (Mc 8,27-33)
Vivendo a Palavra
Em Israel, a expectativa era que o Messias viria como um rei poderoso, um chefe guerreiro que resgataria a liberdade do povo, então dominado pelo Império Romano. Jesus surpreende com sua revelação: anuncia o Reino que já estava entre eles – melhor, estava dentro do coração de cada um, como tesouro a ser descoberto e conquistado.
Oração Final
Pai Santo, abre as portas do nosso coração para receber a Boa Notícia do teu Reino de Amor, sempre novo e surpreendente, muito além das pobres expectativas que sonhamos. Dá-nos discernimento para sintonizar os sinais da tua Presença junto a nós na caminhada que fazemos neste mundo encantado. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.