meu dia em oração
O Reino de Deus é como a semente, que traz em si a força da Vida
O Senhor constrói seu Reino de Amor com seres humanos, sujeitos como nós a tentações e quedas, mas capazes do arrependimento e do esforço de conversão. Este é o caso do rei Davi, que seduz a mulher de Urias, mas se penitencia e é perdoado por Deus.
1ª Leitura
Na mudança do ano, quando os reis costumavam sair para a guerra, Davi mandou Joab, seus guerreiros e todo o Israel. Eles foram, massacraram os amonitas e sitiaram a cidade de Rabá. Mas Davi ficou em Jerusalém. Numa tarde, levantando-se da cama, Davi, foi passear no terraço do palácio real. Do terraço, ele viu uma mulher tomando banho. Ela era muito bonita. Davi mandou colher informações sobre essa mulher. Disseram-lhe: «Ela é Betsabeia, filha de Eliam e esposa de Urias, o heteu!» Então Davi mandou emissários para que a trouxessem. Em consequência disso, Betsabeia concebeu, e mandou dizer a Davi: «Estou grávida!» Então Davi mandou dizer a Joab: «Mande que Urias, o heteu, venha falar comigo». E Joab mandou Urias até Davi. Quando Urias chegou, Davi lhe perguntou como iam Joab, o exército e a guerra. Depois disse a Urias: «Vá para casa e lave seus pés». Urias saiu do palácio e recebeu um presente da mesa do rei. Entretanto, Urias não foi para casa: dormiu na porta do palácio com os guardas do seu senhor. Informaram então a Davi: «Urias não foi para casa». Davi convidou Urias para comer e beber em sua presença, e o embriagou. Pela tarde, Urias saiu e foi deitar-se no mesmo lugar em que dormiam os guardas de seu senhor, e não foi para casa. Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta para Joab e a mandou por meio de Urias. Na carta, ele mandava: «Coloque Urias no lugar mais perigoso da batalha e retirem-se, deixando-o sozinho, para que seja ferido e morra». Joab estava cercando a cidade e colocou Urias no lugar onde sabia que estavam os guerreiros mais valentes. Os que estavam defendendo a cidade saíram para atacar Joab, e do exército morreram alguns da guarda de Davi. E morreu também Urias, o heteu. (2Sm 11,1-4a.5-10a.13-17)
Salmo ou Hino
Por tua Compaixão, apaga a minha culpa! Porque eu reconheço o meu pecado; pequei contra Ti, praticando o que é mau. Tu és justo. Eis que eu nasci na culpa, e minha mãe já me concebeu pecador. Faze-me ouvir o júbilo e a alegria, e que se alegrem os ossos que esmagaste. Esconde dos meus pecados tua Face, e apaga toda minha culpa. (Sl 51,3-7.10-11)
Evangelho do dia
Jesus continuou ensinando: «O Reino de Deus é como um homem que espalha a semente na terra. Depois ele dorme e acorda, noite e dia, e a semente vai brotando e crescendo, mas o homem não sabe como isso acontece. A terra produz fruto por si mesma: primeiro aparecem as folhas, depois a espiga e, por fim, os grãos enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem corta com a foice, porque o tempo da colheita chegou.» Jesus dizia ainda: «Com que coisa podemos comparar o Reino de Deus? Que parábola podemos usar? O Reino é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes da terra. Mas, quando é semeada, a mostarda cresce e torna-se maior que todas as plantas; ela dá ramos grandes, de modo que os pássaros do céu podem fazer ninhos em sua sombra.» Jesus anunciava a Palavra usando muitas outras parábolas como essa, conforme eles podiam compreender. Para a multidão Jesus só falava com parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, Ele explicava tudo. (Mc 4,26-34)
Vivendo a Palavra
O campo para a semeadura somos nós. O Reino de Deus é como uma semente, que traz em si a força da Vida. Tomemos o cuidado de cercá-la de carinho e proteção, para que, como a mostarda, aquela sementinha minúscula cresça e se torne uma árvore acolhedora para os irmãos do Caminho.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos consciência de tua Presença Paternal em nossa caminhada, para que sejamos realmente fraternos com nossos companheiros. Todos nós somos irmãos, como filhos teus muito amados. Nós Te pedimos, Pai querido, pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.