meu dia em oração
O Reino de Deus chegou para todos
O apóstolo Paulo continua suas recomendações aos gálatas: somos salvos pela Fé e não pela observância da Lei. É pela Fé que a Mensagem de Jesus chegou aos pagãos, a bênção de Abraão se estendeu a todas as nações e é pela Fé que nós recebemos o Espírito prometido.
1ª Leitura
Saibam, portanto, que somente aqueles que têm Fé são filhos de Abraão. É por isso que a Escritura, prevendo que Deus tornaria justos os pagãos através da Fé, predisse a Abraão esta boa notícia: «Todas as nações serão abençoadas em você.» Portanto, aqueles que têm Fé são abençoados junto com Abraão, que acreditou. Os que observam a Lei, porém, estão todos debaixo do peso da maldição, pois a Escritura diz: «Maldito seja todo aquele que não é fiel a todas as coisas que estão escritas no livro da Lei para serem praticadas.» Além disso, é evidente que ninguém pode tornar-se justo diante de Deus através da Lei, pois o justo viverá pela Fé. Ora, a Lei não se baseia sobre a Fé, pois diz: «Quem praticar os preceitos da Lei, viverá por meio deles.» Cristo nos resgatou da maldição da Lei, tornando-se Ele próprio maldição por nós, como diz a Escritura: «Maldito seja todo aquele que for suspenso no madeiro.» Isso aconteceu para que, em Jesus Cristo, a bênção de Abraão se estendesse aos pagãos e para que nós recebêssemos, pela Fé, o Espírito prometido. (Gl 3,7-14)
Salmo ou Hino
Aleluia! Eu celebro ao Senhor de todo o coração. Sua obra é esplendor e majestade, sua generosidade permanece para sempre. O Senhor é piedade e compaixão. Justiça e Verdade são as obras de suas mãos, seus preceitos todos merecem confiança. Enviou a libertação ao seu povo, confirmando sua Aliança para sempre. Seu Nome é Santo. O princípio da sabedoria é o temor do Senhor. Todos quantos o praticam têm bom senso. O louvor ao Senhor permanece para sempre. (Sl 111,1-6)
Evangelho do dia
Naquele instante, alguns disseram: «É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que Ele expulsa os demônios.» Outros, para tentar Jesus, pediram-Lhe um sinal do Céu. Mas, conhecendo o pensamento deles, Jesus disse: «Todo reino dividido em grupos que lutam entre si, será destruído; e uma casa cairá sobre outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como o seu reino poderá sobreviver? Vocês dizem que é por Belzebu que Eu expulso os demônios. Se é através de Belzebu que Eu expulso os demônios, através de quem os filhos de vocês expulsam os demônios? Por isso, eles mesmos hão de julgar vocês. Mas, se é pelo dedo de Deus que Eu expulso os demônios, então o Reino de Deus chegou para vocês. Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os bens dele estão em segurança. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra Mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. Quando um espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos à procura de repouso, e não encontra. Então diz: ‘Vou voltar para a casa de onde saí’. Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. Eles entram, moram aí e, no fim, esse homem fica em condição pior do que antes.» (Lc 11,15-26)
Vivendo a Palavra
A Boa Notícia trazida por Jesus nos convoca à perseverança: a conversão é o caminhar de toda vida e não apenas um fato que acontece em uma data ou hora definidos. Ela nos convoca, também, à vigilância permanente para que os apelos do mundo, que nos envolvem e tentam nos seduzir, não nos levem a optar por desvios, abandonando o seguimento do Caminho de Jesus.
Oração Final
Pai amado, nós pedimos que nossa morada interior esteja varrida e arrumada, mas nunca vazia: preenche-a com tua Presença Misericordiosa e não nos deixes cair nas tentações do egoísmo, do orgulho e dos prazeres fugazes e enganosos, que oprimem tantos companheiros na jornada pelos Caminhos do Reino de Amor. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.