meu dia em oração
«O ramo separado da videira não pode dar fruto.»
A leitura conta a divergência que motivou o primeiro concílio da Igreja, reunido em Jerusalém. Nele se definiu que os pagãos convertidos ao Caminho de Jesus não estavam sujeitos a sinais exteriores da Lei, como a circuncisão. A Lei Nova é o Amor.
Salmo ou Hino
Alegrei-me quando me disseram: «Vamos à casa do Senhor!» Nossos passos já se detêm junto aos teus umbrais, Jerusalém! Jerusalém é fundada como cidade bem compacta. Para ela sobem as tribos do Senhor, segundo o costume de Israel, para celebrar o nome do Senhor. Aí estão os tribunais da justiça, no palácio de Davi. (Sl 122,1-5)
1ª Leitura
Chegaram alguns homens da Judéia e doutrinavam os irmãos de Antioquia, dizendo: «Se não forem circuncidados, como ordena a Lei de Moisés, vocês não poderão salvar-se.» Isso provocou alvoroço e uma discussão muito séria deles com Paulo e Barnabé. Então ficou decidido que Paulo, Barnabé e mais alguns iriam a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e anciãos. Com o apoio e solidariedade da igreja de Antioquia, eles atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, e deram uma grande alegria a todos os irmãos. Quando chegaram a Jerusalém, foram acolhidos pela igreja, pelos apóstolos e anciãos, e contaram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. Alguns daqueles que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé intervieram, declarando que era preciso circuncidar os pagãos e mandar que eles observassem a Lei de Moisés. Então os apóstolos e os anciãos se reuniram para tratar desse assunto. (At 15,1-6)
Evangelho do dia
Jesus falou aos Apóstolos: «Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, ele os poda para que deem mais fruto ainda. Vocês já estão limpos por causa da palavra que eu lhes falei. Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim. Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados. Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que quiserem e será concedido a vocês. A glória de meu Pai se manifesta quando vocês dão muitos frutos e se tornam meus discípulos.» (Jo 15,1-8)
Vivendo a Palavra
A sociedade contemporânea nos convida ao individualismo. Na fé não deve ser assim: Jesus, na rica metáfora dos ramos da videira, quer nos alertar que a Comunidade é o nosso lugar de aprender e praticar o Amor que Ele viveu entre nós. O fogo logo se apaga quando a lenha é retirada da fogueira.
Oração Final
Pai Santo, faze-nos fraternos e solidários com os companheiros que nos deste na comunidade humana. Quer na Igreja, na família, ou na sociedade, nós queremos ser testemunhas do Amor – do teu Amor! – o mesmo que foi vivido pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.