meu dia em oração
O que pedirem na oração, acreditem já ter recebido
Sobriedade, moderação e amor (pois o amor cobre uma multidão de pecados) são os conselhos de Pedro para os seguidores do Caminho. E o sofrimento que acontecer, seja vivido com a alegria que nos vem da certeza de que estamos participando do sofrimento do Cristo.
1ª Leitura
O fim de todas as coisas está próximo. Sejam, portanto, moderados e sóbrios, para se dedicarem à oração. Sobretudo, conservem entre vocês um grande amor, porque o amor cobre uma multidão de pecados. Pratiquem a hospitalidade uns com os outros, sem murmurar. Cada um viva de acordo com a graça recebida e coloquem-se a serviço dos outros, como bons administradores das muitas formas da graça que Deus concedeu a vocês. Quem fala, seja porta-voz de Deus; quem se dedica ao serviço, faça com as forças que Deus lhe dá, a fim de que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, ao qual pertencem a glória e o poder para sempre. Amém! Amados, não fiquem alarmados com o incêndio que se espalha entre vocês para prová-los, como se estivesse acontecendo algo estranho no meio de vocês. Ao contrário, alegrem-se por estarem participando dos sofrimentos de Cristo, para que vocês também se alegrem e exultem ao se revelar a glória dele (1Pe 4,7-13)
Salmo ou Hino
Digam às nações: O Senhor é Rei! Ele firmou o mundo, que jamais tremerá. Ele governa os povos com retidão. Que o céu se alegre, a terra exulte, estronde o mar. Que o campo festeje, e o que nele existe, e as árvores da selva gritem de alegria diante do Senhor, pois ele vem. Ele vem governar a terra: governará o mundo com justiça e fidelidade. (Sl 96,10-13)
Evangelho do dia
Jesus entrou em Jerusalém, no Templo, e olhou tudo ao redor. Mas, como já era tarde, saiu para Betânia com os Doze. No dia seguinte, quando voltavam de Betânia, Jesus sentiu fome. Viu de longe uma figueira coberta de folhas e foi até lá ver se encontrava algum fruto. Quando chegou perto, encontrou somente folhas, pois não era tempo de figos. Então Jesus disse à figueira: «Que ninguém mais coma de seus figos.» E os discípulos escutaram o que ele disse. Chegaram a Jerusalém. Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os que vendiam e os que compravam no Templo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos vendedores de pombas. Ele não deixava ninguém carregar nada através do Templo. E ensinava o povo, dizendo: «Não está nas Escrituras: ‘Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos’? No entanto, vocês fizeram dela uma toca de ladrões.» Os chefes dos sacerdotes e os doutores da Lei ouviram isso e começaram a procurar um modo de matá-lo. Mas tinham medo de Jesus, porque a multidão estava maravilhada com o ensinamento dele. Ao entardecer, Jesus e os discípulos saíram da cidade. Na manhã seguinte, Jesus e os discípulos, passando, viram a figueira que tinha secado até à raiz. Pedro lembrou-se e disse a Jesus: «Olha, Mestre: a figueira que amaldiçoaste secou.» Jesus disse para eles: «Tenham fé em Deus. Eu garanto a vocês: se alguém disser a esta montanha: ‘Levante-se e jogue-se no mar, e não duvidar no seu coração, mas acreditar que isso vai acontecer, assim acontecerá’. É por isso que eu digo a vocês: tudo o que vocês pedirem na oração, acreditem que já o receberam, e assim será. Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês. Mas, se vocês não perdoarem, o Pai de vocês que está no céu não perdoará os pecados de vocês.» (Mc 11,11-26)
Vivendo a Palavra
Com o exemplo da figueira que não produz frutos e seca, o Mestre ensina que cada um deve se esforçar para cumprir sua missão. A nossa é testemunhar – com a vida e, se necessário, com uma palavra sábia – que o Reino de Deus já está presente em nós. Ele foi trazido e revelado pelo Cristo, o Filho de Deus feito carne em Jesus de Nazaré.
Oração Final
Pai Santo, dá-nos coragem e grandeza d’alma para perdoarmos as injúrias de que formos alvo. Ensina-nos, Pai amado, a misericórdia, a generosidade e o respeito pelos companheiros peregrinos desta terra abençoada que nos emprestas para ser cuidada e patilhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.