meu dia em oração
«O que pedirem em meu nome, meu Pai concederá.»
A colônia judaica de Corinto rejeita Paulo e o acusa perante o cônsul. A Missão encontrava – e continua encontrando! – oposição dos acomodados. Depois de um ano e meio, Paulo deixa a cidade, levando, com Áquila, Priscila – presença feminina na missão.
Salmo ou Hino
Povos todos, aclamem a Deus com alegria! Porque o Senhor Altíssimo é o grande rei sobre a terra. Ele submete as nações ao nosso poder, e coloca os povos debaixo de nossos pés. Escolheu para nós uma herança, o orgulho de Jacó, seu amado. Deus sobe por entre ovações, ao toque da trombeta. Toquem para o nosso Rei! Porque Deus é o rei de toda a terra! (Sl 47,2-8a)
1ª Leitura
Uma noite o Senhor em visão disse a Paulo: «Não tenha medo, continue a falar, não se cale, porque eu estou com você. Ninguém porá a mão em você para lhe fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence.» Assim, Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando a Palavra de Deus. Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus se insurgiram em massa contra Paulo e o levaram diante do tribunal, dizendo: «Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei.» Paulo ia tomar a palavra, quando Galião respondeu aos judeus: «Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a queixa de vocês. Mas, como é questão de palavras, de nomes e da Lei de vocês, tratem disso vocês mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas.» E Galião os mandou sair do tribunal. Então, todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e o espancaram diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Depois, despediu-se dos irmãos e embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencreia, Paulo raspou a cabeça, pois tinha feito uma promessa. (At 18,9-18)
Evangelho do dia
Jesus continua sua despedida: «Eu lhes garanto: vocês vão gemer e se lamentar, enquanto o mundo vai se alegrar. Vocês ficarão angustiados, mas a angústia de vocês se transformará em alegria. Quando a mulher está para dar à luz, sente angústia, porque chegou a sua hora. Mas quando a criança nasce, ela nem se lembra mais da aflição, porque fica alegre por ter posto um homem no mundo. Agora, vocês também estão angustiados. Mas, quando vocês tornarem a me ver, vocês ficarão alegres, e essa alegria ninguém tirará de vocês. Nesse dia, vocês não me farão mais perguntas. Eu garanto a vocês: se vocês pedirem alguma coisa a meu Pai em meu nome, ele a concederá.» (Jo 16,20-23a)
Vivendo a Palavra
No caminho para o nascimento de um mundo melhor, sinal do Reino de Deus que devemos construir nesta terra, haverá gemidos e lamentos. Mas a descoberta da Presença do Pai em nós – pois o Reino está dentro de nós! – nos alegrará, com aquela alegria completa que Jesus prometeu. Façamos esta experiência maravilhosa!
Oração Final
Pai Santo, sabemos que a porta é estreita e a estrada é áspera, mas sabemos também que a alegria da descoberta será completa. Dá-nos discernimento, força e perseverança para nossa caminhada, nós pedimos pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Como foi seu momento de oração?
Que mensagem ficou em seu coração? Deixe seus comentários.